Topo

"Você é seletiva demais": veja frases que mulheres solteiras detestam ouvir

"Vou te arrumar um namorado": que tal perguntar para a mulher se ela quer um antes de dizer isso? - Getty Images/iStockphoto
"Vou te arrumar um namorado": que tal perguntar para a mulher se ela quer um antes de dizer isso? Imagem: Getty Images/iStockphoto

Camila Brandalise

Da Universa

15/01/2019 04h00

Se uma mulher namora, casa e tem filhos, dificilmente é questionada sobre essas escolhas. 

Agora, se está ou quer ser solteira, aí o almoço de família vira um inferno. Não ter um namorado ou marido é visto, não só pelas tias, mas também pelos amigos, patrão, zelador e professora de yoga como um problema que pre-ci-sa ser resolvido. 

Universa conversou com mulheres solteiras para saber o que elas não aguentam mais escutar sobre esse tema e por quê. Veja a listinha do mal: 


1. "Você é tão legal, bonita e inteligente. Como ainda está solteira?"

Uma das frases mais citadas contém implícitas ideias bem problemáticas. Primeiro, a de que estar em um relacionamento é uma regra que precisa ser cumprida. Já se perguntou se a solteirice não é uma escolha? 

Também reforça a ideia de que é preciso investir nos atrativos, ser legal, bonita e inteligente, para atrair a atenção de outra pessoa. Quer dizer que, caso contrário, ficarão sozinhas? Se não for bonita ou inteligente o suficiente, sentirão o peso de não amarem? Parece bem cruel.

2. "Vou arrumar um namorado para você"

Quem diz isso parece muito incomodado com a solteirice alheia a ponto de querer resolver esse "problema". A administradora Caroline Túnis,  de 35 anos, diz ouvir isso das amigas o tempo todo. "Respondo que só vou ficar com alguém se realmente valer a pena. Não preciso de um relacionamento a qualquer custo", diz Caroline.

Nesse caso, talvez seja melhor perguntar para a mulher, antes de dizer que vai ajudá-la a encontrar um namorado, se ela de fato quer um.

3. "Pare de falar essas bobagens feministas, isso afasta os homens"

Então ser feminista e reclamar de machismo é ser chata? Seguindo esse raciocínio, quem questiona comportamentos que inferiorizam mulheres vão "pagar o preço" da solidão.

A jornalista Juliana Cruz, de 29 anos, ouve esse tipo de comentário do pai. "Ele diz que se eu ficar falando muito em igualdade e não ser subserviente não vou 'encontrar' ninguém", conta. "Se um homem se ofende por isso, já não me interessa. E se eu tiver que ser submissa, prefiro ficar sozinha."

4. "Você é muito seletiva"

Ou seja, melhor abrir mãos dos seus critérios porque estar solteira é pior do que ter alguém que não os cumpra. A consultora de estilo Carolina Biagi Pereira, de 36 anos, conta que ouve com frequência que "quem escolhe demais acaba escolhida", outro clichê repetido por aí. 

"Me incomoda ouvir isso porque é como se eu fosse obrigada a aceitar qualquer coisa para não ficar sozinha", diz. "Como se fosse automático ter sentimentos por alguém ou como se estar em qualquer relacionamento, mesmo um que não te faz feliz, fosse melhor do que a "cruz" da solteirice", afirma.


5. "Homem tem medo de mulher independente" 

O fato de o homem ainda ser visto como o provedor do casal dá a ideia de que a mulher, caso não se encaixe nesse perfil, não vai se casar. Mas, surpresa! Há vários homens que não se veem nesse lugar, dividem despesas e afazeres. Para eles, a submissão não é uma obrigação feminina. Sendo assim, essa frase já pode parar de ser dita.


6. "Se você emagrecesse arrumaria um namorado"

A aparência como fator crucial para estar em um relacionamento aparece em vários comentários. Tem que se arrumar, tem que isso, tem que aquilo. E tem que emagrecer. Há pelo menos dois problemas com esse comentário: primeiro, de que a mulher tem que mudar para "conseguir" namorar. 

Nesse caso não há a opção de ou estar bem sozinha ou de conhecer alguém sem precisar passar por uma transformação visual. Além disso, passa a mensagem de que gordas não namoram porque ninguém vai querer se relacionar com elas. Ou seja, além de machista, falar isso é gordofóbico.


7. "Você tem que arranjar um pai para o seu filho"

Essa é uma reclamação das mães solo, que dizem ouvir "palpites" sobre como seria melhor para a criança caso elas estivessem em um relacionamento. A analista de contas Regiane Gonçalves Barreto, de 28 anos, diz passar por isso o tempo todo. "Me dizem que preciso casar para minha filha ter uma figura masculina na vida, sendo que o pai dela é presente e participativo."


8. "Todo esse tempo solteira? Precisa namorar de vez em quando"

De novo, é o tipo de comentário que nega a escolha da mulher. Antes de falar qualquer coisa sobre a obrigação dela de namorar, é mais educado saber se é isso que ela quer. E, caso a escolha seja ficar sozinha, seja por um ou por dez anos, não faz diferença. 


9. "Você está ficando velha, depois ninguém mais vai te querer"

A idade é outro fator presente nos comentários às solteiras. E, de alguma maneira, também tem a ver com aparência. Envelhecer é sinônimo de ficar feia, e aí, claro, ficar sozinha. Além disso, quem tem que dizer qual o melhor momento para ter o relacionamento é a própria pessoa. 

Aos 25 anos, a assistente social afirma já ouvir esse tipo de frase. "Fico pensando se é só mulher que envelhece para dizerem isso, porque parece que os homens param no tempo", diz. "Quando digo que não pretendo casar e ter filhos, o susto das pessoas é ainda maior. Aí falam que sou nova e que vou mudar de ideia."

10. "Você vai encontrar alguém na hora certa"

Seguindo o raciocínio desse comentário, o livre-arbítrio da mulher em decidir o que é melhor para sua vida é colocado em segundo plano, já que o que vai decidir seu futuro é o destino. Que, claro, resolverá esse "problema" para ela e lhe dará o tão sonhado casamento. 
Além disso, é o tipo de frase que vem carregada de pena. E não é preciso --e nem justo -- ter dó porque alguém está só. 

11. "Tinha algum gatinho lá?"

Pode ser um restaurante, uma aula ou até um hospital. A mulher volta de qualquer lugar e alguém pergunta: "Tinha algum gatinho lá?". Como se essa fosse a coisa mais importante em qualquer situação. Acontece que nem sempre ela está procurando homens bonitos para se relacionar -- às vezes, veja só, ela só quer almoçar, estudar ou se curar de uma doença.

12. "Não quero nada sério agora"

Alguns homens imaginam que toda mulher solteira está procurando um relacionamento. Essa frase, então, indica um "nossa, ela deve estar louca pra casar e eu sou o alvo. Vou logo avisar que não quero nada". 

"Já levei vários foras com essa justificativa", diz a jornalista Ana Paula Silva, de 24 anos. "Não é justo; eles saem definindo o que queremos, sendo que muitas vezes, o objetivo é o mesmo que o deles: transar", afirma. "Dialogar para entender a expectativa da mulher já resolveria esse mal-estar desnecessário."