Topo

Primeira-dama da Califórnia troca título por "primeira-parceira"; entenda

Jennifer Siebel Newsom durante a posse do marido na última segunda-feira (7) - AFP
Jennifer Siebel Newsom durante a posse do marido na última segunda-feira (7) Imagem: AFP

Da Universa

11/01/2019 18h07

De Michelle Bolsonaro a Michelle Obama, o cargo de primeira-dama é controverso -- afinal, como a norte-americana define em seu livro "Minha História", "não existe um manual e, tecnicamente, não é um trabalho, tampouco um título oficial do governo". 

Pois a cineasta Jennifer Siebel Newsom, esposa do governador da Califórnia Gavin Newsom, decidiu trocar o título por um, digamos, mais moderninho. 

Em seu Twitter, ela se apresenta como "first partner", algo como "primeira parceira" em inglês. Da mesma forma ela é creditada no site oficial do governo do Estado. 

 O motivo? Igualdade de gênero! 

"Teremos uma governadora em breve. Isso abre a oportunidade para qualquer casal para realmente se sentir incluído e isso é excitante para mim", explicou em outubro, ainda antes de confirmar a vitória do marido nas eleições midterms, em entrevista ao "Politico". 

Siebel tem um longo histórico na luta pelas mulheres e pela população LGBT -- ela é uma das responsáveis pelo documentário "A máscara em que você vive", que discute a construção das masculinidades. 

Além disso, ela é fundadora do "The representation project", uma organização que incentiva a mídia a atuar contra estereótipos femininos e incluir mais profissionais mulheres em suas produções. 

"O trabalho que faço é paralelo ao trabalho de Gavin, é sobre despertar a consciência das pessoas, mudar corações e mentes, atitudes e comportamentos", disse ao "Los Angeles Times".