Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Matemáticos querem que convidados de casamento façam contas e dividem web

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

da Universa, em São Paulo

08/01/2019 13h42

Um casal de matemáticos gerou polêmica na plataforma de fóruns de discussão Reddit após a divulgação de um dos planos incomuns de seu casamento: propor cálculos aos convidados para que eles deduzam o número de suas mesas na recepção.

A ideia, publicada pela noiva em seu perfil no Facebook, foi compartilhada por um usuário anônimo através de um print na última semana de 2018 na comunidade 'Bridezillas', que reúne histórias e ideias de "mulheres sem senso de humor cujos comportamentos ao planejar seus casamentos são vistos como obsessivos ou intoleravelmente exigentes", diz a descrição da página.

A discussão, que já gerou mais de 230 respostas, dividiu os 10,8 mil membros do grupo -- enquanto alguns acreditam que a noiva exagerou na dose de criatividade para a cerimônia, outros consideraram a ideia fofa.

Math-shaming. Don’t worry- the difficulty will be drawn DIRECTLY from the guests’ background! No offense! (My immediate RSVP would be no.) from r/bridezillas

"Como nós dois somos matemáticos, nosso casamento (que está chegando logo!) será repleto de pequenas questões matemáticas. Por exemplo, para o jantar, os convidados terão que responder a um problema matemático para descobrir onde irão se sentar. Cada convidado ou casal será apresentado a uma questão única e 'sob medida': a dificuldade e o assunto serão retirados diretamente do que sabemos ser parte de seus conhecimentos matemáticos", diz o texto da noiva.

"Na verdade, boa parte dos nossos convidados têm conhecimento matemático com nível de pesquisa científica, então muitas de suas questões foram retiradas de seus trabalhos ou teses. Tem sido um processo cansativo, mas muito divertido, ler tipos de artigos que normalmente não leríamos. Como, por exemplo, a Teoria dos Conjuntos", comentou ainda a autora do post. 

Houve quem achasse a ideia, no entanto, bem cansativa também para os convidados. O usuário "AlabasterOutrage" respondeu: "Vou colocar seu presente em um cofre e você pode solucionar a combinação".

Já o usuário "spookypoptart" fez um desabafo. "Parece perfeito para eles, mas eu rejeitaria o convite devido a um provável ataque de ansiedade provocado pela matemática."

Apesar da explicação da noiva de que boa parte dos convidados seriam experts no assunto, diversos usuários consideraram que a proposta pode acabar fazendo com que alguns dos presentes se sentissem diminuídos por não conseguir acompanhar o grupo. 

No entanto, internautas como o usuário "boredhistoryfan" acreditam que o plano 'sugere que será uma festa pequena e íntima e que os noivos prestaram atenção em cada convidado."

"Fofa e bem nerd", responderam ainda outros membros da plataforma. Já o perfil "caramelkittie" concluiu a discussão com a brincadeira:

Este é um jeito de subtrair diversos convidados da sua lista...".

E você iria a uma festa de casamento em que tem que fazer cálculos?

Resultado parcial

Total de 875 votos
51,20%
48,80%