Pegue o espelhinho! 15 fatos sobre vulvas que você provavelmente não sabia

Apesar de ser um conjunto de órgãos envolto por muitos mitos e tabus, a vulva é também alvo de muita fascinação. Ela e mais especificamente a vagina, são partes do corpo extremamente complexas e também fontes de prazeres inigualáveis.

Prepare o espelhinho e chegue mais perto para conferir esses 15 fatos sobre vulvas que você precisa saber.

1. Vagina é um órgão interno

O nome vagina está relacionado ao canal muscular que liga o colo do útero ao hímen. A parte externa, de pequenos e grandes lábios, é o que compõe a vulva, e a uretra fica na saída da vagina. Vale lembrar que há dois orifícios na região: a da entrada da vagina e a da uretra, de onde sai a urina. O orifício da uretra é muito pequeno em relação à vagina, podendo ser difícil identificar.

2. O hímen é inútil

O hímen é uma fina membrana localizada na entrada da vagina. Ele faz parte do desenvolvimento fetal feminino, mas não possui nenhuma função específica no corpo humano. Ainda que seja muito pequeno, qualquer pessoa pode detectá-lo.

3. Os pelos púbicos têm um propósito

Enquanto o hímen não apresenta nenhuma função específica para o corpo, os pelos púbicos possuem um propósito. Eles servem como uma barreira protetora para o tecido genital, além de serem um amortecedor contra o atrito. Apesar da utilidade, a existência ou não de pelos púbicos não interfere na saúde. A recomendação sobre depilação é diferente de cada ginecologista, mais baseado em experiência e opinião. No tempo das cavernas, quando se vivia no meio da selva e sem roupas, o pelo poderia oferecer proteção; hoje em dia, não faz muita diferença.

4. A vagina pode mudar de tamanho e formato durante a excitação

O tamanho médio de uma vagina é de 8 centímetros, mas quando uma pessoa com vulva está excitada, este tamanho pode alterar — durante a penetração, pode chegar a 15 cm. Isto ocorre porque o útero é puxado para cima durante a excitação e, consequentemente, o seu colo também. Assim, a vagina fica um pouco mais ampla. Essa diferença de tamanho não é significativa e a movimentação é muito rápida. Mas atenção: isso ocorre apenas com a parte interna do órgão genital.

Continua após a publicidade

5. O clitóris não é um "botão"

Diferentemente do que muita gente pensa, o clitóris é, na verdade, a ponta de um iceberg no corpo de uma pessoa com vulva. O que aparece na vulva é apenas uma parte do órgão completo, que tem o formato de V invertido.

6. Vaginas são autolimpantes

A vagina possui uma flora natural que se encarrega de eliminar bactérias nocivas para o corpo. Já a vulva, a parte externa, Kobayashi recomenda que seja lavada com sabonete neutro.

7. Orgasmos podem realmente aliviar cólicas menstruais

Não é mito! Em período menstrual, ter um orgasmo pode aliviar as cólicas menstruais e isso tem uma explicação hormonal. Durante a excitação, são liberadas endorfinas que provocam a sensação de bem-estar e, consequentemente, diminuem as dores da cólica.

Continua após a publicidade

8. Vaginas são muito diferentes entre si

Não existe um padrão: elas podem ser de diferentes formatos e cores.

9. O muco cervical pode indicar quando alguém está em um período fértil

O corpo feminino dá sinais de que está fértil por meio do muco cervical. A vagina expele uma secreção branca que, quando próxima da ovulação, se torna ainda mais clara e elástica, podendo ser esticada entre os dedos. Em outros momentos do período menstrual, a secreção se apresenta esbranquiçada, espessa e sem odor. Entretanto, é necessário prestar atenção ao que é muco cervical e corrimento. Corrimento vem acompanhado de outros sintomas como mau cheiro, coceira e irritação.

10. Sua vagina pode mudar após o parto

A abertura cervical pode mudar um pouco na aparência depois de uma pessoa dar à luz. Pode mudar também a coloração e ela pode ficar mais "elástica", mas depende da idade, da genética e se a pessoa realiza exercícios para o períneo.

Continua após a publicidade

11. É possível contrair uma infecção de diferentes formas

Uma infecção não necessariamente é proveniente de uma relação sexual sem proteção. Usar roupas molhadas por muito tempo, ingerir muito álcool, açúcar ou tomar antibióticos são algumas outras causas para pequenas infecções na vagina, já que esses hábitos causam um desiquilíbrio na flora do órgão.

12. É impossível perder um objeto dentro da vagina

É possível que algum objeto introduzido na vagina seja difícil de ser removido, mas é impossível que algo se perca lá dentro. Isso ocorre porque a vagina tem um tamanho limitado, que varia entre as pessoas.

13. Vaginas são ácidas

Elas possuem pH 4.5, o que permite que os espermatozoides permaneçam e nadem por lá. Eles podem ficar até uma hora dentro das vaginas, e a maioria deles não sobrevive com esse ph. Os que sobrevivem até 3 dias são os que passaram da vagina para o útero.

Continua após a publicidade

14. O hímen não é capaz de definir se uma pessoa é virgem ou não

Existem diversas formas de se ter uma relação sexual sem envolver penetração, portanto, afirmar que alguém é virgem ou não se baseando na membrana é um erro. Além disso, o hímen pode se romper de diversas formas e nem sempre isso acontece durante uma relação com penetração. Depende de cada corpo.

15. É possível exercitar a vagina

Existem exercícios específicos para a vagina, o chamado pompoarismo, e ele traz diversos benefícios para a pessoa, como melhora no desempenho sexual e na incontinência urinária.

Fonte: ginecologista e sexóloga Nelly Kobayashi.

Deixe seu comentário

Só para assinantes