Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Ter sempre o mesmo sonho é normal? Terapeuta responde dúvida de "A Fazenda"

Rafael Ilha e Evandro Santo em "A Fazenda" - Reprodução/PlayPlus
Rafael Ilha e Evandro Santo em "A Fazenda" Imagem: Reprodução/PlayPlus

Ana Bardella

Colaboração para Universa

08/12/2018 04h00

Em conversa com Rafael Ilha, Evandro Santo, participante do reality show "A Fazenda", revelou que tem se lembrado com mais clareza dos próprios sonhos. A capacidade, segundo ele, ficou mais apurada depois que criou o hábito de rezar antes de dormir. De acordo com o que contou, muitas vezes a história se repete. Além de estar em lugares que não conhece, com pessoas que nunca encontrou, algo curioso acontece: "Sempre estou roubando alguma coisa. Um colar, uma obra de arte... Não sei o que quer dizer", detalhou. 

Veja também:

De acordo com Katyanne Segalla, psicóloga e psicoterapeuta junguiana, ter o mesmo sonho repetidas vezes é comum. "No entanto, algumas variações podem acontecer. Por exemplo, se os acontecimentos se dão de dia ou de noite, a localização e alguns dos personagens", afirma. A profissional ainda alerta que o padrão pode ser uma mensagem do inconsciente que vem sendo ignorada. Entenda:

Repetição merece atenção  

Katyanne explica que quanto mais olhamos para os sonhos, mais entramos em contato com nós mesmos. "É impossível prestar atenção e refletir sobre tudo enquanto estamos acordados. Logo, durante a noite o cérebro pega partes do nosso dia e junta de forma simbólica, dentro da linguagem que faz sentido para ele - que é diferente da forma lógica de pensar", detalha. Por isso muitas vezes achamos os sonhos estranhos. 
Na visão da psicoterapeuta, todo sonho tem um significado. "É a maneira que o inconsciente tem de se comunicar", diz. No caso dos sonhos repetidos, são alertas. "Como não damos a devida atenção, as cenas voltam a aparecer e às vezes até se transformam em pesadelo, tornando a experiência mais marcante", completa. 
No entanto, interpretá-las não é uma tarefa tão simples. Isso porque os objetos e pessoas envolvidas nem sempre estão literalmente representados. "Um carro no sonho nem sempre representa um carro na vida real", garante. De acordo com a profissional, sonhar com roubo, como no caso de Evandro, pode representar situações na vida em que a pessoa está tirando algo de terceiros (ou o contrário) de maneira forçada. 

Exercício para se lembrar dos detalhes

A psicóloga garante que todos sonhamos - a diferença é que algumas pessoas lembram e outras não. "Nem todos estão dispostos a lidar com o que foi mostrado, por isso não se recordam ao acordar", aponta. Isso, segundo o que explica, é mais comum de acontecer quem tem uma personalidade metódica ou racional.
Já para aqueles que costumam sonhar sempre com os mesmos acontecimentos, lembrar os detalhes pode ajudar na interpretação. "Antes de dormir, diga em voz alta: 'Eu vou dormir, sonhar e amanhã vou me lembrar'. Faça isso três vezes, para que a mensagem chegue até o cérebro", orienta. Ao acordar, tenha papel e caneta em mãos para anotar aquilo do que recordar. "Quanto mais vezes repetir o exercício, menos nebulosas serão as cenas", finaliza. Para uma interpretação completa, psicanalistas ou psicólogos da linha analítica podem ajudar.