Topo

Famoso festival de música anuncia igualdade de gêneros em lista de shows

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

06/12/2018 11h37

O Primavera Sound, famoso festival musical que acontece todo os anos em Barcelona, anunciou nesta quarta (5) que contará com o mesmo número de artistas do sexo feminino e masculino em seu lineup sob o tema "The New Normal" (o "Novo Normal").

Entre as artistas de destaque na atração estarão Erykah Badu, Solange e Cardi, ao lado de nomes como Future, Tame Impala e J Balvin.

Veja também

Além da novidade, o festival publicou em seu site oficial uma espécie de "FAQ" (em espanhol) para contar mais detalhes aos fãs, como a ideia de fazer uma série de shows mais democrática não só em termos de gênero como musicais (ao lado de rock indie, o evento terá show de regatón, por exemplo).

"Deveríamos ter essa igualdade há muito tempo. Se a metade do nosso público é feminina, porque não fazer também nosso lineup. Sim, o futuro é feminino. Que sentido tinha em esperar?", diz o texto.

O festival acontece entre 30 de maio a 1º de junho de 2019, no Parc del Fòrum de Barcelona.

Iniciativa já acontece em outros lugares

Em fevereiro desde ano, 46 festivais, na Europa e nos Estados Unidos, se comprometeram que seus "headlines", júris e suas comissões estejam compostos por, ao menos, 50% de mulheres. Oito festivais já haviam feito isto anteriormente, entre eles Iceland Airwaves, Reykjavik Rock and Electro Festival e The Great Escape em Brighton, no Reino Unido.

Trinta e oito festivais se uniram à iniciativa. Na França, integraram a iniciativa o Gilles Peterson's Worldwide Festival de Sète e o Midem, um importante evento anual para a indústria da música. Também se somaram o BBC Proms, um festival de verão de música clássica de Londres, e a A2IM, uma associação americana de música independente em Nova York.

Famosos de fora (até agora)

O Coachella, por exemplo, o festival americano mais famoso, teve somente uma mulher, Beyoncé, entre os três "headlines", em abril. E nenhuma mulher esteve entre os três principais nomes do Glastonbury em 2017, que é realizado a cada dois anos.