Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Mulheres sem filhos priorizam casa própria e os estudos, afirma pesquisa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

21/11/2018 17h37

Uma pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) com apoio do Datafolha afirma que as principais preocupações das mulheres solteiras no Brasil são casa própria e estudos, respectivamente.

O levantamento mostra que fazer uma faculdade, realizar um curso de extensão ou de idioma é uma preocupação para 18% das mulheres sem filhos da classe C. Na classe A, a taxa cai para 13%, ficando ainda menor na classe B, com 8%. O uso do dinheiro para os estudos só fica atrás do objetivo de construir, comprar ou quitar a casa própria com 26%.

Veja também:

"A diferença de percentuais entre as mulheres de classes econômicas distintas chama atenção. Pessoas com menor renda têm maior preocupação com educação, provavelmente para se capacitarem e buscar uma colocação melhor no mercado de trabalho", afirma Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações Técnicas da ANBIMA.

O terceiro destino das economias das mulheres, depois da casa própria e dos estudos, é a formação de uma reserva financeira para encarar imprevistos (13%). Na sequência, vem o desejo de fazer uma viagem (9%). Esse último é a prioridade número um para as mulheres sem filhos que fazem parte da classe A, com 27%.

O comportamento das mulheres sem filhos é diferente daquelas que são mães, apesar de ambas colocarem a casa própria em primeiro lugar como destino das economias. Para as mães, o investimento nos estudos aparece apenas em oitavo lugar, com 4% de participação. Na frente estão outras prioridades como: fazer uma reserva financeira para segurança ou imprevistos (14%); deixar para o futuro dos filhos (9%); e fazer uma viagem (6%).

"Os momentos de vida dessas mulheres são diferentes, independentemente de suas condições financeiras. Ter uma reserva financeira para qualquer eventualidade é prioridade para as mães, que têm outras pessoas dependendo de sua renda, mas deveria ser o primeiro objetivo de todos", afirma Ana.

Com relação aos 9% das mulheres que pretendem reservar o dinheiro para os filhos, Ana afirma que, apesar da preocupação ser legítima, a mulher precisa pensar, em primeiro lugar, na sua independência com a formação de reserva financeira, inclusive, para não depender dos filhos no futuro.

"Na vida financeira devemos seguir as mesmas regras de segurança que ouvimos no avião: primeiro a máscara de oxigênio em você e depois no seu filho. Só será possível ajudar outras pessoas se você estiver bem", afirma.

Para ela, apenas a reserva garantirá a manutenção de tudo o que foi conquistado de forma planejada e consciente.

"Destinar dinheiro para uma reserva pode ajudar em um momento de imprevisto, como a perda do emprego, ou mesmo na hora de aproveitar as oportunidades, por exemplo, fazer um curso", disse.

Os dados para a conclusão dos resultados foram coletados no mês de março de 2018 e forma ouvidas 3.374 pessoas em 152 municípios.