Topo

Internautas pedem "Dia da Consciência Humana" no Dia da Consciência Negra

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Da Universa

20/11/2018 18h49

Nesta terça-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra e, no Twitter, a hashtag mais utilizada pelos internautas é #ConscienciaNegra, a fim de honrar alguns nomes na história que lutaram contra o racismo, como Zumbi dos Palmares e a primeira mulher romancista brasileira Maria Firmina dos Reis.

No entanto, algumas pessoas provaram a importância e necessidade dessa data para tratar do assunto.

Veja também

O motivo? Muitos usuários estão pedindo pelo “Dia da Consciência Humana”, com base no argumento de que a partir do “dia em que pararmos de nos preocupar com a Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com a consciência humana, o racismo desaparece”, como descreve um tuíte com mais de 4 mil curtidas.

Com a repercussão dessa declaração -- feita por Morgan Freeman em uma entrevista transmitida em 2009 -- e de outras, que se apoiavam nesse discurso ou usavam do mesmo argumento para defender o “Dia da Consciência Humana”, alguns internautas se manifestaram para explicar o motivo da importância do Dia da Consciência Negra.

Como essa thread criada pelo usuário @HistoriaNoPaint, esclarecendo o motivo pelo qual o “Dia da Consciência Humana” desvaloriza a luta da comunidade negra.

Caso ainda precise de mais alguma explicação.

"Não me faz contar até três"

O que vocês acham?

Alguns acharam que era uma boa hora para trazer a Barbie Fascista de volta.

E, como sempre, imagens e gifs definiram como é ainda ter que ler esse tipo de fala menosprezando a cultura negra no país.