Topo

Biquínis do verão 2019: famosas mostram o que é tendência em moda praia

Marina Ruy Barbosa durante viagem à Grécia - Reprodução/Instagram/marinaruybarbosa
Marina Ruy Barbosa durante viagem à Grécia Imagem: Reprodução/Instagram/marinaruybarbosa

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

20/11/2018 04h00

Referência mundial, a moda praia brasileira se transformou nos últimos anos, seguindo mais as tendências de comportamento do que aquelas propriamente de estilo. A mudança no formato das peças foi gradual, mas já é possível perceber diferenças marcantes nos biquínis e maiôs da estação.

O micro biquíni surge para mostrar ainda mais a pele nos dias de calor, assim como a calcinha asa delta, que foi vedete dos anos 80, e tem tudo para ser a protagonista da temporada quente. Um perfume retrô também contagia o verão 2019, com maiôs assimétricos, detalhes em babados e até cintos para ornamentar as peças.

Veja também

“Os tons pastel, as estampas de poá e as cinturas marcadas perdem a ingenuidade e trazem uma explosão de ousadia e sensualidade, prometendo ser uma das principais tendências para a próxima temporada”, conta a consultora de imagem e visagista Maris Tavares.

As celebridades já anteciparam algumas referências de moda praia, usando peças que farão sucesso nas areias no verão:

1. Babados

A feminilidade em alta na estação traz os babados para as peças de praia. Frufrus, aplicações em camadas e detalhes franzidos complementam maiôs e biquínis.

2. Pegada retrô

As tradicionais bolinhas aparecem em modelos estilo ciganinha (ombro a ombro), mas também em peças clássicas. Estampas de listras, folhagens, flores e paisagens resgatam influências do passado e prometem colorir as praias no verão.

3. Cavas altas

Tanto os biquínis quanto os maiôs sobem as cavas e deixam o corpo ainda mais à mostra. Hit nos anos 80, o estilo asa delta pode não agradar a todo mundo, mas segue como forte referência na moda praia em 2019. O ar futurista da produção fica por conta dos metalizados

4. Cortes retos

A referência minimalista com toque esportivo chega especialmente aos tops e pode ser vista em detalhes como nas alças finas e croppeds estilo regata. “Decotes retos nos maiôs e tops faixa nos biquínis estão entre os novos recortes”, ressalta a diretora de criação da Salinas, Jacqueline De Biase.

5. Cintos

São modelos mais finos que marcam a cintura como um detalhe extra em maiôs e biquínis. “Os cintos são inseridos na moda praia apresentando uma nova feminilidade, menos delicada e mais cheia de atitude”, acredita a especialista Maris Tavares.  Além deles, os suspensórios também prometem renovar o visual praiano nos dias quentes.

6. Vermelho 

Uma das grandes apostas das coleções de moda praia é o vermelho.  A cor surgiu com força total no verão europeu e chega às areias brasileiras nas mais variadas nuances – combinando perfeitamente com todos os tons de pele.

7. Animal print

Uma das estampas queridinhas das famosas foi a oncinha, mas outros desenhos animal print também foram vistos nas redes sociais como crocodilo, leopardo e píton. “A dica é compor a produção com acessórios de cores neutras para equilibrar a sensualidade característica da estampa”, recomenda a especialista Maris Tavares.

8. Neon

Cores fluorescentes “acendem” o visual do dia a dia e também o look de praia. Verde, amarelo, pink e laranja neon deixam a produção litorânea ainda mais fashionista. Os tons podem ser vistos em peças monocromáticas e também como detalhe com um ou duas cores vibrantes.

9. Preto nada básico

O maiô preto da temporada não se parece em nada com aquele da vovó. “Favorece todos os tipos de corpo e vem repaginado, com recortes estratégicos e cavas profundas, criando um shape poderoso”, afirma Maris

10. Conforto no pós-praia

Tecidos transparentes, rendas, crochês e fibras naturais pontuam as saídas de praia. Destaque para o branco e tons terrosos, que harmonizam bem todas as estampas. Jacqueline De Biase, da Salinas, diz que as bolsas de praia em formato de baú e saco também não podem faltar nas areias e no pós-praia. “Para as saídas, aposte em caftãs de tricô, pareôs e muitas amarrações nos tops e vestidos.”