Topo

Ex-babá e entregadora de panfletos, modelo brilha na SPFW

Aos 21 anos, Linda Helena brilha na SPFW - Divulgação
Aos 21 anos, Linda Helena brilha na SPFW Imagem: Divulgação

Felipe Gomes

Da Universa

25/10/2018 13h19

A modelo Linda Helena, de 21 anos, arrasa nas passarelas das semanas de moda ao redor do globo. Mas antes de se tornar um dos principais nomes de sua geração e participar de desfiles de grifes como Chanel, Saint Laurent e Versace, ela teve uma infância simples em Campo Grande (MS) e começou a trabalhar cedo para ajudar a família. Nesta São Paulo Fashion Week, ela participou dos castings de Osklen e Bobstore. 

Aos 7 anos, Linda vendia artesanatos. "Minha vó era artesã e me ensinou a pintar, então eu fazia desenhos na cartolina e vendia", relembra. "Desenhava o mapa-múndi, artes minhas." Na adolescência, entregava panfletos em seu bairro e virou babá da filha de uma vizinha. "Ela me chamou para olhar a bebê dela. Vi como mais uma oportunidade de ajudar minha família financeiramente." 

Veja também 

A carreira nas passarelas

Aos 16 anos, a moda chegou em sua vida por acaso. Ela estava em restaurante em Campo Grande, quando um olheiro a descobriu e fez o convite de ir a São Paulo. "Meu contato com o mundo das modelos acontecia pelo que vi na TV e pelo que lia nas revistas quando ia ao dentista", conta. 

Com a insistência do olheiro, ela aceitou o convite e se mudou com a mãe para a capital paulista. Um mês depois, foi mandada a Paris. Estampou várias campanhas de marcas, editoriais e capas de edições da "Vogue". 

Estreia nas passarelas

O primeiro grande desfile foi em Nova York, em 2015, para Diesel Black Gold. A estreia na SPFW também foi no mesmo ano, em uma época que sua família estava passando por dificuldades financeiras. Ela conta que 2015 foi um marco -- sua carreira teve num peso significativo para os seus entes queridos. 

"A primeira grande coisa que consegui pagar com meu dinheiro foi uma cirurgia que minha avó teve que fazer nos olhos. Como ganhei R$ 5 mil por dez desfiles, fiz questão de ajudar." 

Em 2017, outro momento marcante: "Desfilei para a Saint Laurent e fui escolhida para entrar com o terceiro look da coleção -- e os três primeiros são os mais importantes. Foi um desafio porque tive que usar três roupas diferentes em um mesmo desfile." 

O amanhã

Hoje Linda se divide entre Paris, São Paulo, Campo Grande e Nova York, onde mora. Mas acredita que a carreira de modelo tem prazo de validade. Por isso, em 2019, começará um curso na área de transações imobiliárias. "Espero conseguir algo grande com isso. Meu sonho é ser uma empresária e construir um negócio perto da minha família."