Topo

Massagens faciais orientais prometem lifting e menos rugas; saiba mais

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

24/10/2018 04h00

Uma vez que o ocidente despertou para a beleza da pele de coreanas, japonesas e chinesas, técnicas 'do outro lado do mundo' não param de se popularizar no Brasil e são cada vez mais comuns em clínicas, consultórios e spas.

Com inspiração no universo imperial japonês, massagens como o Kobido e Effleurage Ki impulsionam o interesse de quem quer um aspecto de face relaxada, diminuindo bigode chinês e pálpebras caídas sem que isso ocasione desconforto tão comum em outros procedimentos estéticos, como laser ou microagulhamento.

Veja também

Kobido

"Caminho da beleza" é a tradução livre para kobido, massagem manual feita com apenas um pouco de óleo e pressão das mãos para aliviar músculos e oxigenar a pele. 

"Kobido é uma massagem japonesa milenar muito utilizada por nobres orientais no século 17", informa a fisioterapeuta dermatofuncional Andréa Torres, do W Estética & Spa, do Rio de Janeiro. "Ela é indicada para estimulação de colágeno, drenagem facial e lifting imediato", completa.

Os nobres orientais tinham razão em apostar nas massagens faciais para manter o rosto fresco e rejuvenescido: "Elas têm capacidade de melhorar a circulação, promovendo melhora no viço da pele, que fica com aspecto mais brilhante e saudável. Além disso, podem atenuar pequenas linhas por diminuir pontos de tensão, já que estimulam a musculatura", aponta o dermatologista Damiê De Villa, do Kurotel, de Gramado (RS). 

A esteticista Sonia Mioti, do Jacques Janine Brooklin, de São Paulo, diz que os resultados de rosto mais descansado e pele mais firme acontecem logo na primeira sessão de kobido, que tem ganhado espaço por não ser um método invasivo e ter também a capacidade de drenar as regiões com bolsas, levantando o olhar, e suavizar outras áreas delicadas além do rosto, como pescoço e colo, que ficam rejuvenescidos. "Pode ser feita em qualquer tipo de pele, mas os resultados serão mais visíveis em mulheres a partir de 30 anos de idade", informa.

Effleurage Ki

Similar aos movimentos do kobido está a Effleurage  Ki, técnica criada pela esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo, que engloba movimentos inspirados em técnicas japonesas que despertam o sensorial da pele e, com isso, promovem rejuvenescimento e diminuem o cansaço. O protocolo melhora o contorno do rosto, principalmente na região do maxilar, contribuindo também para a eliminação de toxinas. 

"A Effleurage  Ki tem a proposta de despertar o sensorial da pele e elevar a autoestima e bem-estar, já que 'Ki' representa a energia de cada pessoa", informa Roseli Siqueira. "A massagem começa na região do peito, destacando o chakra do plexo solar, que é responsável por compartilhar a energia vital para os outros chakras e dar ênfase à expressão. O deslizamento é feito com movimentos delicados para aliviar, primeiramente, a tensão do colo e da cervical e garantir total relaxamento. São dez minutos dedicados a retirar todo o cansaço", enfatiza.

Em seguida, uma toalha quente é colocada na face com óleos essenciais, para desbloquear pontos de tensão. Para finalizar, há aplicação de máscara de flores para remover células mortas e impurezas. A experiência dura, ao todo, uma hora. 

Spa caseiro

É possível realizar em casa movimentos similares aos de massagens orientais: "O Kobido tem movimentos muito complexos, mas para realizar em casa algo semelhante podemos sempre fazer movimentos ascendentes, de baixo para cima. Outro movimento seria com os dedos na posição de 'V' deitado, afastamos as rugas ao redor dos lábios", indica Andréa Torres.

Quando não fazer?

Apesar da indicação para todas as idades, as massagens não podem ser feitas em quem tem acne severa, já que envolvem movimentos de pressão -- eles podem piorar o quadro por meio da extração involuntária das espinhas, o que pode ocasionar infecção na pele e dor. Também são contraindicadas a pessoas com câncer.

Kobido
O que é? Massagem manual que foi criada para melhorar aspecto da pele de nobres orientais.
Resultados esperados: Pele com tom homogêneo, contorno definido, redução de linhas e marcas de expressão. É possível notar mais firmeza e contornos mais definidos desde a primeira sessão.
Duração: Uma hora.
Quantidade de sessões: Depende do grau de cansaço da pele e quantidade de linhas de expressão.
Contraindicação: Pessoas com acne severa e câncer.
Manutenção: Semanal.
Valor da sessão: A partir de R$ 190.

Effleurage Ki
O que é? Massagem inspirada em técnicas orientais, totalmente manual, feita com óleos essenciais.
Resultados esperados: Tonificação dos músculos, oxigenação dos tecidos, estimulação da circulação sanguínea, relaxamento e nutrição da pele. É possível notar que a pele fica mais iluminada e com contorno mais marcado desde a primeira massagem.
Duração: Uma hora.
Quantidade de sessões: Varia de acordo com o estado da pele da pessoa.
Contraindicação: Acne severa e câncer.
Manutenção: Semanal ou quinzenal, dependendo da avaliação profissional.
Valor da sessão: R$ 448.