Topo

Sem vergonha de falar sobre violência: na Fazenda, Luane descreve agressão

Luane fala sobre a sua vitória na prova do fazendeiro - Reprodução/PlayPlus
Luane fala sobre a sua vitória na prova do fazendeiro Imagem: Reprodução/PlayPlus

Ana Bardella

Colaboração para Universa

19/10/2018 04h00

“Violência doméstica foi algo que marcou muito a minha vida, e toda vez que eu vejo o Rafael atacando alguma mulher, ele traz de volta todo o fardo que eu levo”: foi assim que Luane Dias, participante da Fazenda, justificou seu voto em Rafael Ilha – que já foi acusado de ter uma postura machista por outras mulheres da casa, como Gabi Prado e Perlla. O cantor se defendeu afirmando que se tratava de um assunto sério, que foi criado pela mãe e que vive com sua filha e mulher.

O que chamou atenção, no entanto, foi a coragem de Luane Dias. A youtuber revelou ao vivo que veio de uma família em que os ciclos de violência se repetiram, alegando que já presenciou a avó apanhar do avô, a mãe do pai e foi além: disse que não tinha vergonha de admitir que ela própria já havia apanhado de um ex-namorado. Infelizmente, Luane não está sozinha. Dados da Segurança Pública revelam que somente no ano passado, 221.238 casos de violência doméstica foram registrados no Brasil, uma média de 606 queixas por dia.

Veja também

“A incidência é alta, principalmente se levarmos em consideração que nem todas as mulheres conseguem romper com o silêncio e pedir algum tipo de proteção”, observa Márcia Vieira, coordenadora do curso de Serviço Social da UNISUAM e integrante da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que atende casos de violência doméstica e sexual. Para a especialista, ciclos familiares como o de Luane são comuns, uma vez que as agressões acabam sendo banalizadas. “Nesses relacionamentos o papel de submissão feminino é naturalizado e pode acabar se repetindo nas próximas gerações”, diz.

Vergonha e outras barreiras

Há quem não compreenda a dificuldade da vítima em denunciar o agressor. Márcia, no entanto, explica que são diversos os fatores envolvidos nessa decisão. “Muitas mulheres não conseguem contar nem para a família, pois os homens ameaçam desqualificar seu discurso, alegando que são loucas ou ciumentas. Alguns agressores são figuras muito queridas e usam disso para afirmar que ninguém vai acreditar na denúncia”, pontua. Além disso, a dependência financeira, o medo de perder a guarda dos filhos e até ameaças aos outros parentes podem fazer com que as vítimas permaneçam na situação de risco por mais tempo. O apego emocional é também um fator a ser levado em conta, já que muitos agressores prometem mudar e muitas de suas parceiras são levadas a crer que isso possa acontecer.

Em briga de marido e mulher, é papel do Estado meter a colher

“É obrigação do governo proteger e cuidar da vítima, e também oferecer algum tipo de suporte ao agressor, para que a situação não se repita”, enfatiza Márcia. Na visão da coordenadora, graças à visibilidade que o feminicídio ganhou nos últimos tempos, a sociedade passou a ser mais ativa na proteção às mulheres. “As pessoas entenderam que as brigas entre parceiros podem levar ao óbito. Não dele, mas delas”, ressalta. A especialista diz ainda que a informação e o apoio são decisivos para que muitas vítimas rompam com o silêncio. “Ao entender que se trata de uma violência de gênero, receber orientação jurídica, suporte emocional e conhecer as instâncias que podem ajudá-las, muitas mulheres finalmente conseguem se libertar”, completa.