Topo

Mãe de três filhos é a mais estressada, diz estudo

Mãe com três filhos é a mais estressada - iStock
Mãe com três filhos é a mais estressada Imagem: iStock

Da Universa

18/10/2018 18h40

Um é pouco, dois é bom, mas três é demais! Para um estudo dos Estados Unidos, esse clichê parece fazer muito sentido. De acordo com pesquisa publicada pela "Today", mães de três crianças são mais estressadas do que mães de uma, duas, quatro ou até mais crianças. Aliás, é a partir da quarta criança que uma mãe começa a verdadeiramente relaxar. 

De acordo com o psiquiatra Janet Taylor, a tensão diminui pois "não há espaço suficiente em sua cabeça para o perfeccionismo quando você chega a quatro ou mais crianças". Os pesquisadores deram o nome ao fenômeno de efeito Duggar: quando você atinge um nível crítico de crianças, a vida parece mais fácil.

Veja também

O estudo começou em 2013, investigando 7.164 mães nos Estados Unidos. "Quanto mais crianças você tem, mais confiante se torna em suas habilidades como mãe", explicou Taylor. Em uma escala de 1-10, sendo 10 a mais estressada, a mãe média do país chegou ao nível de 8,5. Os motivos do estresse são os mais variados: desde preocupações com dinheiro até exigências relacionadas à casa e ao trabalho.

Entretanto, 75% das mães disseram que enfatizam mais a pressão que elas colocam para serem perfeitas do que a pressão ou o julgamento que recebem de outras mães.