Topo

Flatform proporciona altura e conforto ao mesmo tempo; veja como usar

Marcéli Paulino

Colaboração para Universa

10/10/2018 04h00

Em meio às apostas desta primavera-verão, flatforms se destacam no quesito calçados. Fashionista e confortável -- já que é o solado é reto como o de uma rasteirinha, mas com alguns (ou muitos) centímetros a mais --, a plataforma aparece em sandálias, sapatos e tênis que já estão ganhando as ruas.

Os primeiros modelos foram assinados por Miuccia Prada no inverno 2013. Logo apareceram os sapatos Elyse, de Stella McCartney, em 2014 -- que se tornou um clássico, com novas versões lançadas até hoje. Os tênis da Gucci, principalmente os com solado de arco-íris, da coleção Cruise 2017, também conquistaram adeptas, como a apresentadora Sabrina Sato e a atriz Giovanna Ewbank. 

Veja também

No começo, a polêmica foi grande, mas as flatforms caíram no gosto das fashionistas. No começo, é preciso aprender a se equilibrar na plataforma, de forma a não torcer o pé. Mas logo o conforto se torna incomparável para quem quer ficar um pouquinho mais alta. Veja ideias para usar as principais versões:

Sandálias 

Frescas e ótimas opções para o verão, elas vão deixar seu maxivestido e o combo short com blusinha com muito mais estilo. Se o seu ambiente de trabalho for informal, também vale usar com calças -- inclusive pantacourts

Slides 

Nos anos 1990, o modelo era chamado “chinelo plataforma”. O título se sofisticou com o passar do tempo e o termo americanizado passou a ser usado por aqui. Os looks ficam descolados, mas elegantes ao mesmo tempo.

Tênis

A vibe "hi-lo"”, que consiste em mesclar o mais simples com o mais sofisticado, da qual os tênis fazem parte adeptos, continua com as versões de plataforma, inclusive nos modelos iate. A diferença é que você ganha mais altura e pode abusar deste recurso para explorar maxicomprimentos.

Oxford

O modelo ganha ares descolados com a plataforma. Equilibre o mood engomadinho com jeans e outras peças de apelo despretensioso.

“Uma maneira superestilosa de usar é combinar a flatform com pantacourt, regatinha de tecido nobre e maxicolete de alfaiataria, para agregar sofisticação e formalidade em uma produção de trabalho, por exemplo. Use também em looks casuais, como camiseta oversized, saia mídi e cinto fininho”, sugere a consultora de moda Mainá Belli.