Topo

Em coma por 23 dias, mãe se recupera após contato com o filho recém-nascido

Maternidade-Escola/Divulgação
Imagem: Maternidade-Escola/Divulgação

Da Universa

04/10/2018 15h56

Em Fortaleza, no Ceará, Amanda Cristina Alves da Silva se recuperou após ter ficado em coma por 23 dias, na Maternidade-Escola Assis Chateubriand, com a ajuda do seu filho.

Amanda entrou em coma ao dar à luz Victor Hugo. Com 37 semanas de gestação, a jovem, de 28 anos, sofreu uma convulsão – consequência da epilepsia crônica, doença a qual ela foi diagnosticada aos 7 anos – depois de ter uma discussão com o marido, sendo essa a última coisa da qual ela se lembra.

Veja também

Com a situação ao extremo, foi feita uma cesárea de emergência para o bebê não sofrer risco de vida. Depois do seu nascimento, ele foi levado até uma UTI de tratamento semi-intensivo, onde recebeu os tratamentos e começou a ganhar peso e fortalecer o sistema imunológico.

Enquanto isso, Amanda não mostrava resposta aos comandos, impedindo que os médicos diminuíssem a sedação.

Mãe - Maternidade-Escola/Divulgação - Maternidade-Escola/Divulgação
Imagem: Maternidade-Escola/Divulgação

“Amanda abria os olhos, mas não respondia aos comandos. A gente a chamava pelo nome e ela não acompanhava com o olhar. A gente aplicava estímulos de dor e ela não reagia. Os exames mostravam atividade cerebral, mas ela não respondia a nada, nem mesmo à voz dos familiares. Não mexia braços, pernas, nada”, explicou Alencar Junior à “Veja”.

Após 23 dias internada, a enfermeira Fabiola Sá teve a ideia de colocar o bebê no colo da mãe para ver como ela reagiria com o contato, certificando-se de que não traria riscos a ambos.

“A equipe inteira chorou junto. A resposta dela foi imediata. Assim que sentiu o toque, a pele do bebê, ela começou a chorar. Não deixamos o bebê mamar por conta dos medicamentos que Amanda estava recebendo, mas ele ficou mexendo a boquinha e lambendo o lábio”, disse Fabíola, acrescentando ainda que a mãe começou a produzir leite espontaneamente.