Topo

Menina de 6 anos cuida do pai paralisado após mãe abandonar a família

Reprodução
Imagem: Reprodução

Da Universa

02/10/2018 16h45

Jia Jia, de 6 anos, protagonizou as manchetes de vários veículos chineses após a narrativa sobre a história de sua família emocionar o público.

Segundo o “Yangtzi Evening News”, Tian Haicheng, o pai de Jia, teve seu corpo -- do tronco para baixo -- paralisado depois de sofrer um acidente de carro há dois anos. E com as “complicações”, sua mãe, com quem ele estava junto havia sete anos, abandonou a casa logo depois.

Veja também

Jia - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

“Ela me disse um dia que ficaria na casa da minha sogra por alguns dias. Mas ela nunca voltou e ainda levou o filho dela com ela”, disse Tian sobre a esposa, que já era mãe de um relacionamento passado.

Com essa situação, a garotinha de 6 anos passou a ser como uma cuidadora para o pai, que fica na cama na maioria do tempo e precisa praticar alguns exercícios para a manutenção do bem-estar geral.

Como conta o “YEN”, Jia acorda todos os dias às seis da manhã para massagear os músculos do pai por meia hora – para que eles não atrofiem, escova seus dentes e lava seu rosto antes de ir para a escola; sozinha.

Jia - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando volta para a casa, a filha prepara o jantar e o auxilia para se movimentar, como possível, dentro dos cômodos da residência com o auxílio de uma cadeira de rodas. Nesse período quando Jia está fora de casa, quem cuida de Tian são os avós da garotinha.

“Eu não fico nem um pouco cansada enquanto estou cuidando do meu pai”, disse ela ao veículo, que contou também já estar expert em fazer a barba dele. “No começo, eu não sabia como fazer e cortava todo o rosto do meu pai (...) Mas agora sou muito boa, minha avó diz que eu deixo bem limpinho.”

Jia Jia disse ainda não sentir falta da mãe. O motivo? “Ela nunca cuidou do meu pai. Mas eu sinto falta do meu irmão. A gente era bem próximo.”