Topo

Milhares ocupam ruas do Rio em ato contra Bolsonaro; atrizes se manifestam

Protesto contra o candidato à presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro na Cinelândia, no Rio de Janeiro (RJ), na tarde deste sábado (29). - Francisco Proner/Farpa/Folhapress
Protesto contra o candidato à presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro na Cinelândia, no Rio de Janeiro (RJ), na tarde deste sábado (29). Imagem: Francisco Proner/Farpa/Folhapress

Aline Salcedo e Tereza Novaes

Da Universa, no Rio de Janeiro

29/09/2018 18h50

O ato organizado pelo grupo Mulheres Contra Bolsonaro reuniu na tarde deste sábado (29) milhares na Cinelândia, região central do Rio. Desde as 15h, manifestantes com camisetas, adesivos e material contra o candidato PSL à Presidência começaram a lotar a praça, tradicional ponto de protestos na cidade.

Veja também

A manifestação é pelo menos duas vezes maior do que a realizada, em março, no dia seguinte ao assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista dela Anderson Gomes. A polícia não estima o número de pessoas reunidas.

Ato público contra a pauta defendida pelo candidato a presidencia do Brasil, Jair Bolsonaro, na Cinelândia, centro da cidade, na tarde deste sábado (29) - Andre Melo Andrade/Eleven - Andre Melo Andrade/Eleven
Ato público contra a pauta defendida pelo candidato a presidencia do Brasil, Jair Bolsonaro, na Cinelândia, centro da cidade, na tarde deste sábado (29)
Imagem: Andre Melo Andrade/Eleven

Na multidão, que a toda hora gritava “Ele não”, havia muitas mulheres de várias faixas etárias, famílias com crianças, grupos organizados, como estudantes secundaristas, umbandistas, além de pessoas ligadas a candidatos de esquerda, que distribuíam santinhos e adesivos.

Carnaval de prostesto

O clima era de paz, amor e Carnaval na cidade. O evento foi aberto com o cortejo “Brincato”, com crianças e mães, por volta das 13h. Elas foram recebidas nas escadarias da Câmara dos Vereadores pela organização do evento. Os manifestantes abriram caminho para que todos se sentassem em família. À vontade, elas amamentaram e cantaram músicas de carnaval em paródias e gritos contra o candidato.

Às 17h50, começou uma marcha em direção à Praça XV, onde foi montando um palco para shows, entre eles, da sambista Teresa Cristina. Ela começou o show às 18h38 com a música "O Canto da Cidade", de Daniela Mercury. A multidão cantava junto aos gritos de "ele não!". A percussionista LanLan e a namorada, Nanda Costa também se apresentaram. Várias atrizes, como Camila Pitanga, Dira Paes, Letícia Colin e Fernanda Paes Leme, se manifestaram.