Topo

Vai casar? Veja tendências para vestido, buffet, decoração, buquê e convite

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da Universa

25/09/2018 04h00

Vestido de noiva, convite, decoração, bolo, docinhos, fotógrafo, videomaker, buffet… não faltam opções -- e preços -- quando o assunto é casamento. Para ajudar quem está na fase dos preparativos, fizemos uma lista com as tendências mais quentes desse universo.

As dicas são de Constance Zahn, maior referência no Brasil quando o assunto é casamento, e que no final de setembro realiza a segunda edição de sua boutique pop up voltada para os noivos.

Veja também

"Além do andar fashion e de serviços, este ano teremos um espaço inteiro dedicado ao noivo, com alfaiataria, barbearia, drinks, música e até cassino; e o andar de destination wedding, com representantes de destinos como Portugal, Itália, Caribe, Seychelles, Trancoso e Ilhabela", adianta Constance.

O CZ Wedding Boutique acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na Casa Petra, em São Paulo. O ingresso, que custa R$ 160 por dia, também dá acesso às degustações completas de 4 buffets e 3 bares.

Decoração

Na decoração, há duas tendências fortes. Uma é a presença das frutas, que invadem a decoração - não só nos arranjos, mas também nos detalhes do projeto. A segunda é a aposta em elementos não convencionais, como trigo, algodão e galhos secos. No mobiliário, o design mais moderno, atrelado ao veludo, também promete figurar cada vez mais.

Decoração casamento - Reprodução/Constance Zahn - Reprodução/Constance Zahn
Imagem: Reprodução/Constance Zahn

Decoração casamento - Reprodução/Constance Zahn - Reprodução/Constance Zahn
Imagem: Reprodução/Constance Zahn

Buquê

A Pantone elege anualmente “a cor do ano”. Em 2017, o Greenery fez sucesso em muitos projetos de decoração e, para 2018, o ultra violeta foi a cor escolhida. A cor, por si só, já faz bastante sucesso nos casamentos, mas a aposta é de que ela brilhe ainda mais na mão das noivas.

"Os buquês que misturam tons de violeta e rosa estão super em alta", diz Constance. Principalmente nos casamentos boho, em meio à natureza e durante o dia, ficam lindos. "Eu diria que o sucesso se deve muito às decoradoras Renata Paraíso e Tais Puntel, do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente." Segundo ela, ambas são expert em fazer um mix interessante de flores e tonalidades que tornam os buquês não apenas bonitos, mas surpreendentes. 

Buquê - Roberto Tamer - Roberto Tamer
Imagem: Roberto Tamer

Buquê - Rafael Fontana - Rafael Fontana
Imagem: Rafael Fontana

Parede de flores para fotos

Ainda falando de decoração, mas aqui para o fundo perfeito das fotos. A parede de flores, na verdade, teve seu boom em dois momentos do passado: em 2012, no desfile da Dior, e em 2014, no casamento de Kim Kardashian e Kanye West. Com o casamento da atriz Marina Ruy Barbosa, a moda volta com força total.

Parede de flores - Reprodução/Cissa Sannomiya - Reprodução/Cissa Sannomiya
Imagem: Reprodução/Cissa Sannomiya

Convite

Em convites, a tendência mais forte é a transparência. O mix dos papéis opaco com o vegetal, com ou sem ilustrações, traz camadas e nuances interessantes à papelaria do casamento.

Convite de casamento - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Buffet

Comidinhas mais comfort vieram para ficar e cada vez mais ganham releituras divertidas no casamento, como os bares de pipoca, com sabores que vão do caramelo ao Oreo; e as mesas de doces de compota, que são super charmosas. "Enfim, vale tudo que traga um gostinho de infância, mas, claro, com o toque do chef", explica Constance.

Buffet de casamento 1 - Reprodução/Constance Zahn - Reprodução/Constance Zahn
Imagem: Reprodução/Constance Zahn

Buffet de casamento 2 - Julia Ribeiro - Julia Ribeiro
Imagem: Julia Ribeiro

Vestido de noiva

Para os vestidos de noiva, a maior tendência vem de Meghan Markle e seu vestido liso. Os modelos serão os mais pedidos para o próximo ano. Na verdade, já são -- assim como os sem manga ou tomara-que-caia. "Os detalhes em preto, que figuraram nas últimas semanas de moda bridal na Europa e Estados Unidos, são minha aposta fashion para 2019", diz a consultora. Nos tecidos, o tule aparece com tudo, seja liso ou de bolinha.

Marina Ruy Barbosa casamento - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Meghan casamento - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Vestidos de noiva - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Beleza

Meghan Markle também aparece aqui, com uma pele mais leve e iluminada na medida certa, e com menos cílios postiços. A maquiagem fresh, daquelas que dá para ver as sardinhas do rosto é, sem dúvida, a escolha para 2019!

meghan markle - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Noivo

Cada vez mais os noivos estão se cuidando e tendo seu "dia do noivo". Várias barbearias já oferecem este serviço, assim como clínicas de tratamentos estéticos. "É a beleza do grande dia de forma personalizada e customizada para eles", explica Constance. Já no traje, os tons terrosos, como marrom e bege, estão em alta, assim como as padronagens dos tecidos.

Destination wedding

Os brasileiros são a bola da vez quando o assunto é destination  wedding. Empresas de destinos como Caribe, Itália, Portugal, Uruguai e Seychelles desembarcam no Brasil em busca de noivos que sonham com um "sim" longe de casa.

Casamento em Portugal - White Impact - White Impact
Imagem: White Impact