Topo

Essa alemã se desafiou a passar o resto da vida com a mesma roupa

André Groth/Reprodução
Imagem: André Groth/Reprodução

Da Universa

18/09/2018 17h19

O debate sobre o sustentável está cada vez mais próximo do mundo da moda e muita gente vem se conscientizando sobre isso.

De acordo com o site “The Fashion Revolution”, 65% dos consumidores de roupas estão procurando por marcas sustentáveis. E Jessica Böhme faz parte desse time.

Veja também

O primeiro desafio proposto por ela (para ela mesma) foi o de usar a mesma roupa por 365 dias: um vestido preto que ela ajudou a desenhar; combinado com outras poucas peças de roupas, como sapatos e acessórios.

Após cumprir essa etapa, Jessica resolveu dar um passo maior: usar a mesma roupa pelo resto da sua vida.

"Eu vi uma entrevista com uma senhora alemã que usava o mesmo vestido há um ano e achei inspirador. Passei a comprar menos, e enquanto eu fazia isso, comecei a sentir a beleza de ter apenas um guarda-roupa muito limitado. Ao usar o vestido por um ano, ele se tornou mais que uma peça de roupa. Eu desenvolvi algum tipo de relacionamento com ele, como muitos fazem com uma joia querida", disse ela ao “Projeto Colabora”.

Jessica, que possui 56 peças em seu guarda-roupa, afirmou ainda que o “consumo nos entorpece e movimentos como minimalismo e slow fashion são tendências do futuro que já estão fazendo sentido para muita gente”.

Por fim, a alemã diz que a moda precisa de uma redefinição: “Eu acredito que é necessário redefinir o que é a moda: do mainstream para o não-convencional, do rápido para o lento, do igual para o único, da pouca duração para sem tempo de duração, do estilo ditado pelas marcas para o estilo ditado por você”, concluiu.