Topo

Califórnia aprova lei que proíbe venda de cosméticos testados em animais

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da Universa

04/09/2018 16h17

Saindo na frente em questão de direitos animais, o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, se tornou o primeiro a proibir a venda de cosméticos testados em animais.

A decisão, aprovada no Senado do Estado da Califórnia por 80 votos a zero, começará a ser implantada a partir de 2020, incluindo desde produtos de higiene pessoal até perfumes.

Veja também

"É ilegal que qualquer empresa importe ou venda qualquer tipo de cosmético, incluindo higiene pessoal, como desodorante, xampu ou condicionador, na Califórnia, se o produto final ou qualquer componente do item seja testado em animais depois de 1º de janeiro de 2020”, diz a lei.

A senadora Cathleen Galgiani, responsável pela criação da lei, argumentou a favor da decisão, descartando a necessidade desses produtos passarem pelos animais: “Cosméticos sem crueldade são bons para os negócios, seguros para os humanos e não prejudicam os animais”.

Após a aprovação, o projeto aguarda a sanção do governador Jerry Brown.

“A aprovação da lei 1249 irá alterar as práticas no mundo inteiro. A necessidade de testes que não usem animais aumentará, encorajando o desenvolvimento de mais métodos, que podem ser usados em outras áreas além dos cosméticos”, diz Kristie Sullivan, apoiadora e vice-presidente da área de pesquisa do Comitê de Médicos para Medicina Responsável.