Topo

Do custo da festa aos presentes: millennials recusam tradições de casamento

A geração y não pensa duas vezes antes de abrir mão de alguns detalhes, como fazer o pedido de joelhos, por exemplo - iStock
A geração y não pensa duas vezes antes de abrir mão de alguns detalhes, como fazer o pedido de joelhos, por exemplo Imagem: iStock

Da Universa

28/08/2018 13h10

O relacionamento dos millennials (pessoas da geração Y, nascidas entre 1980 e 1995) é cheio de particularidades: estudos dizem que eles transam menos, evitam intimidade, não costumam comprar casa e amam plantas, por exemplo. 

É claro que o casamento não poderia ser menos moderninho. 

Veja também

De acordo com estudos da joalheria F.Hinds, essa geração, que hoje está na faixa dos 30 anos, não pensa duas vezes antes de abrir mão de algumas tradições da cerimônia, seja para economizar, seja para adequar o grande dia a ideologias como igualdade de gênero, por exemplo. 

Pedir presentes de casamento em dinheiro e ter a festa toda bancada pela família da noiva são as duas práticas mais "abandonadas" pelos casais – apenas 9% e 10% deles fazem questão dessas tradições, respectivamente. 

Quando o assunto é o vestido, as noivas da geração Y também seguem a linha mais moderninha: 24% não fazem questão de usar vestido branco e 6% gostariam de dizer "sim" usando terno. 

Outros detalhes que ficaram no passado são o noivo carregar a noiva na saída da igreja (relevante para 16% dos noivos) e fazer o pedido de joelhos (22%), especialmente para o pai da noiva. 

Por outro lado, ser levada pelo pai ao altar e eleger madrinhas e padrinhos ainda são tradições importantes para uma boa parcela dos millennials recém-casados ou com a data da cerimônia marcada (59% e 46%, respectivamente).