Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Quando Charlotte terá direito ao título de "princesa real"?

Princesa Charlotte - Getty Images
Princesa Charlotte Imagem: Getty Images

Da Universa

13/08/2018 14h52

Aos 3 anos, princesa Charlotte já tem um currículo cheio: é filha e irmã caçula de futuros reis da Inglaterra, fez história com o nascimento do caçula e já vale bilhões além do irmão mais velho, George. 

Apesar de tudo isso, ela ainda deve levar algum tempo para receber o título de princesa real. E não, não basta que seu pai, William, seja rei para que ela seja conhecida desta forma.

Veja também

"Princesa real" é o título que normalmente recebe a filha mais velha do soberano – ou seja: atualmente, quem ocupa este posto é a princesa Anne, única filha da rainha Elizabeth e tia-avó de Charlotte. 

Enquanto a coroação de William como rei mudará os "cargos" de toda a família (George será herdeiro do trono, Kate será rainha...), Charlotte terá que esperar pelo menos por dois acontecimentos: a morte de Anne, já que o título é vitalício, e a nomeação de seu pai, que deve concedê-la esta honraria. 

Anne, por exemplo, só foi "transformada" em princesa real em 1987, aos 37 anos, o que fez o posto ficar vago por mais de 20 anos. 

Casamento

"Segundo a antiga lei britânica, qualquer homem que durma com a Princesa Real antes de se casar é culpado de alta traição, punível com a execução", explica o especialista em monarquia britânica, Duncan Larcombe, ao "Town and Country". 

De acordo com Larcombe, é por este motivo que Elizabeth demorou tanto para tornar Anne princesa real. E, em nome da liberdade de Charlotte para namorar, é provável que William e Kate também esperem que a pequena se case antes de nomeá-la desta forma. 

Até lá, ela continua conhecida "apenas" como Sua Alteza Real Princesa Charlotte de Cambridge ou, após o casamento, pelo título que receber do monarca.