Topo

Nos últimos dez anos, só 4 mulheres negras dirigiram filmes em Hollywood

Reuters
Imagem: Reuters

Da Universa

12/08/2018 09h56

Embora a discussão sobre representatividade tenha crescido em Hollywood, um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que ainda há muito a ser feito.

A pesquisa avaliou 1100 filmes lançados nos últimos dez anos e descobriu que, dentre eles, 43 mulheres assumiram as produções como diretoras -- número bem pequeno em relação à quantidade de lançamentos e a presença de homens brancos por trás deles. Dentre elas, apenas 4 eram negras: Ava DuVernay, Gina  Prince-Bythewood, Sanaa Hamri e Stella Meghie.

Veja também 

Essa constatação leva a discussão ainda a outro ponto. Em 2017, Hollywood mostrou um crescimento de 41,8% de personagens negros em filmes, no entanto, isso só aconteceu quando um diretor negro estava dirigindo a produção, reforçando a importância da diversidade nos cargos de chefia e, consequentemente, representatividade, por trás e na frente das câmeras.

O estudo diz também que 70% dos personagens dos 100 melhores longas-metragens produzidos em Hollywood são brancos, enquanto outras minorias, como negros e asiáticos, ocuparam os outros 30%.