Topo

Beyoncé está criando os filhos fora de padrões de gênero; veja mais famosas

Beyoncé - Instagram
Beyoncé Imagem: Instagram

da Universa, em São Paulo

08/08/2018 11h38

Mãe de três crianças — Blue Ivy, de 6 anos, e os gêmeos Sir e Rumi, de 1 ano, Beyoncé revelou que se preocupa em criar seus filhos longe de padrões e estereótipos de gênero.

Em entrevista à "Vogue" americana de setembro, a cantora explicou como encara seu papel na formação das identidades dos filhos.

Veja também

"Elas não têm que ter um certo tipo físico ou se encaixar em uma categoria específica. Elas podem explorar qualquer religião, se apaixonar por [alguém de] qualquer raça e amar quem elas quiserem amar", disse sobre as filhas Blue Ivy e Rumi. 

Sua preocupação em relação a Sir, no entanto, é que ele não assimile valores machistas.

"Quero que ele saiba que ele pode ser forte e corajoso, mas ele também pode ser sensível e gentil. Quero que meu filho tenha um alto QI emocional em que sele seja livre para se importar com os outros, ser honesto e verdadeiro. É tudo o que uma mulher quer em um homem e nós não costumamos ensinar aos nossos meninos", acredita.

"Espero ensinar ao meu filho [como] não ser vítima do que a internet diz que ele deve ser ou como ele deve amar". 

Relembre outras famosas que pensam como a cantora:

Angelina Jolie

Em uma entrevista de 2010 à "Vanity Fair", a atriz falou sobre a expressão de gênero de Shiloh Jolie-Pitt. "Ela gosta de se vestir como um menino. Ela quer ser um menino. Então tivemos que cortar o cabelo dela. Ela gosta de vestir tudo de menino. Ela acha que é um dos irmãos".

Em 2008, o pai Brad disse à Oprah Winfrey que Shiloh preferia ser chamada de John, mas nenhum deles chegou a anunciar se a criança era ou não transgênero.

Olivia Wilde

Olivia não acha importante que seus filhos façam distinção entre atividades, brinquedos e ídolos 'de menino' ou 'de menina'.

"Otis [seu filho mais velho] e quando pensa no filme, ele se vê como ela. Não há coisa melhor do que dirigir ouvindo-o cantar 'Eu gostaria de ser a filha perfeita'", contou a "The Beautiful Issue" em abril.

Pink

A cantora é outra estrela que diz que está criando os dois filhos, Willow e Jameson, sem distinções de gênero. "Somos uma casa livre de rótulos. Semana passada, Willow me disse que vai se casar com uma mulher negra", contou ao "Sunday People" em 2017. 

"Sinto que 'neutralidade de gênero' é, em si, um rótulo e eu sou contra rótulos. Não gosto de rótulos... Acredito que uma mulher e uma garota podem fazer qualquer coisa. Acredito que um garoto também pode fazer tudo. Então tenho meninos que viram bikes sujas e tenho amigos que usam vestidos. É tudo ok para mim. O que for melhor para você. É o tipo de casa em que vivemos", explicou à "People" em abril. 

Jada Pinkett Smith

Segundo a atriz em seu podcast "Red Table Talk" do início do ano, dar aos filhos Willow e Jaden Smith liberdade de expressão de gênero nem sempre foi natural para ela e para o marido, o ator Will Smith.

"Quando Jaden foi convidado para fazer a campanha feminina da Louis Vuitton, com este tipo de moda fluida de gênero, Will me ligou. Ele dizia 'não, meu filho não tem que estar em uma propaganda da Louis Vuitton usando saias... Espere. É uma boa ideia?".

Ela então teria respondido ao marido. "Sabe, Will, é o que ele quer. Esta é a expressão dele". Ela ainda disse que o marido concordou, mas que foi difícil porque ele estava assustado e desconfortável, já que pais têm expectativas de masculinidade em relação aos filhos.