Topo

Assim como mulheres, homens também sofrem de tristeza pós-sexo, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

da Universa, em São Paulo

30/07/2018 12h02

Antes associada exclusivamente às mulheres, a disforia pós-coito também pode ser experimentada por homens. A conclusão é de um estudo da Queensland University of Technology, na Austrália, publicado no "Journal of Sex & Marital Therapy", no último dia 24.

Mas o que seria a tal disforia? Entre os sintomas descritos pelos cientistas para a condição estão tristeza, irritabilidade, ansiedade e vontade de chorar sem motivo aparente logo após o sexo. 

Veja também

Para entender melhor a ocorrência destas reações, os pesquisadores recolheram relatos de 1.208 homens da Austrália, da Nova Zelândia, do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Alemanha. 41% dos participantes revelaram que experimentaram este conjunto de sintomas nas quatro semanas anteriores à pesquisa.

4% ainda responderam que a disforia é recorrente: ou seja, eles a experimentam com frequência. 

Entre os sentimentos mais frequentemente apontados pelos homens estiveram: "Eu não quero ser tocado e quero ficar sozinho"; "Não me sinto satisfeito, estou irritado e inquieto"; "Só quero ir embora e me distrair do que aconteceu".

Alguns ainda descreveram que se sentem vazios e sem emoções após o sexo. O professor Robert Schweitzer comenta no estudo que as reações dos homens após o sexo ainda não foram bem investigadas pela ciência, já que a maioria das pesquisas foca no processo que leva ao orgasmo.

Apesar de não determinar ainda com precisão as causas da disforia e de não acreditar que os sentimentos negativos descritos por muitos homens após o sexo estejam puramente ligados à forma com que eles se sentem em relação à parceira, o pesquisador afirma que, caso seja frequente, a disforia pode impactar o relacionamento do casal em questão.

"Os estados negativos que definem a disforia pós-coito têm o potencial de causar estresse para o indivíduo e para o parceiro, por interromper importantes processos do relacionamento e contribuir para criar conflitos, além de impactar a performance sexual [do casal]", afirmou ao jornal britânico "The Independent".

Isso acontece porque, após o sexo, muitos casais costumam fortalecer seus vínculos por meio de carinhos e conversas.