Topo

Tifanny Abreu, 1ª trans do vôlei, oficializa candidatura a deputada por SP

Tifanny Abreu, primeira jogadora trans da Superliga de vôlei - Reprodução/Instagram
Tifanny Abreu, primeira jogadora trans da Superliga de vôlei Imagem: Reprodução/Instagram

da Universa, em São Paulo

29/07/2018 12h49

A jogadora Tifanny Abreu, primeira jogadora a disputar a Superliga de vôlei, será candidata à deputada federal pelo estado de São Paulo.

O anúncio oficial foi feito durante a convenção de seu partido, o MDB, que aconteceu neste sábado (28) na capital.

Veja também

Segundo a revista "Veja", a atleta pretende seguir jogando pelo Sesi Bauru até o final do ano. No time desde dezembro de 2017, sua presença gerou controvérsia já que, segundo as jogadoras cisgêneras, Tifanny teria vantagens físicas para competir.

Ana Paula chegou a publicar uma carta aberta ao COI defendendo que a situação seria injusta com as demais, pois a jogadora teria características físicas masculinas, por ter crescido e treinado por muitos anos como homem. No entanto, ativistas argumentam que o questionamento seria preconceituoso.

A secretária de articulação política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), Bruna Benevides, disse à Universa em janeiro que "o esporte se baseia na vantagem de alguém sobre alguém. Se todas as atletas tivessem no mesmo nível de massa, peso, altura, velocidade, todo jogo seria um empate".

Durante a convenção, Tifanny afirmou que decidiu pela candidatura porque, como deputada, gostaria de promover inclusão social.

“O Brasil precisa de pessoas que possam brigar pelo esporte e pelas mulheres trans. Eu quero entrar na política para ajudar pessoas que necessitam. Vou respeitar todas as pessoas e eu espero que elas me respeitem", disse sobre políticos que se opõem às suas bandeiras.

Sobre a escolha do MDB, ainda segundo a publicação, a jogadora afirmou: "As pessoas que me deram oportunidades estão no partido". Seu time, o Sesi Bauru, é um dos apoiados pela Federação de Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp.

O presidente licenciado da instituição, Paulo Skaf, também foi confirmado durante a convenção como candidato ao governo do estado.