Topo

Fofuras

Cachorros correm para ajudar o dono em caso de choro, revela estudo

iStock
Imagem: iStock

Da Universa

27/07/2018 11h46

Que eles são os melhores amigos do homem, todo mundo já sabe, mas em algumas situações eles podem revelar essa cumplicidade de formas surpreendentes. Um estudo publicado pela Learning & Behavior americana mostra, por exemplo, que ao ouvir seu dono chorar, o cãozinho é mais ágil para “socorrê-lo”.

Ao todo foram testados 34 cães ao lado dos donos em experiências para entender se eles sentem empatia com seres humanos. Os resultados revelam que eles não só se solidarizam em casos de estresse, mas agem para tentar ajudar.

Veja também

Segundo a especialista Emily M. Sanford, os estudos revelam que todos os animais passariam por uma porta se ouvissem qualquer ruído, mas todos se revelaram mais ágeis quando seus donos simulavam choro.

Outro dado interessante é que treino não é pré-requisito para seu cãozinho correr até você em situações de estresse. Dos cães examinados, 16 eram “cães de terapia”, usados em alguns países para auxílio em pessoas com depressão, ansiedade e outros transtornos. Porém, todos reagiram de forma semelhante e tentaram ajudar seus donos.

Fofuras