Topo

Batom em pó, xampu sólido e mais: veja cosméticos com texturas inusitadas

iStock
Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para Universa

20/07/2018 04h00

Espuma no lugar do tradicional perfume líquido, máscara facial que muda drasticamente de textura e condicionador em barra? Essas são algumas das apostas que prometem fazer da hora da beleza um momento divertido e surpreendente.

Tais cosméticos considerados por muitos como verdadeiros “brinquedos”, entretanto, escondem inovações tecnológicas importantes, aumentando consideravelmente o desempenho de ativos, como explica a engenheira química com especialização em Cosmetologia Sonia Corazza.

Veja também

"Sem dúvida são fórmulas que apresentam performance, apesar da aparência surpreendente. As gelatinas de banho, por exemplo, são suspensões em carragena, um gel natural extraído de algas marinhas vermelhas, que substitui os espessantes convencionais; os shampoos e condicionadores em barra são combinações de tensoativos com espessantes, como a goma guar, que é obtida das sementes de uma planta indiana denominada Cyamopsis psoraloides e o batom em pó é uma grande inovação, tecnologia coreana que trabalha uma emulsão de óleos e pigmentos em água, formando micro gotículas cobertas por pigmentos especiais e um dispersante em pó denominado "silica silylate" , que evita a formação de grumos.

A marca britânica Lush é tida como uma das empresas pioneiras quando o assunto é textura.

"Temos massinhas de banho, com o mesmo sensorial das massas de modelar infantis e função múltipla, uma vez que servem para lavar os cabelos, o corpo e também como espuma de banho, e as novas bombas de banho gelatinosas (jelly bombs) que, embora se pareçam com as nossas bombas de banho regulares, se dissolvem formando uma gelatina menos densa e mais aquosa, mas que confere uma textura completamente inovadora ao banho de banheira”, explica Renata Pagliarussi, diretora geral da Lush Brasil.

Entre as novidades queridinhas dos especialistas estão perfumes efervescentes, cremes corporais que parecem sorvete ou caldas de sobremesas, pós, esferas e espumas.

"O maior objetivo é surpreender o consumidor não só oferecendo um bom resultado, mas também buscando proporcionar uma nova experiência com a aplicação", pontua a farmacêutica especialista em ativos Cláudia Coral, da Galena.

"Outra grande aposta são produtos que mudam de textura durante a aplicação, como pós que viram máscaras faciais, ampolas líquidas que se transformam em máscaras capilares quando em contato com a água, entre outras possibilidades. Para hidratação corporal, temos óleos que em contato com água tornam-se cremes altamente hidratantes com uma sensação extremamente aveludada. Essas formulações são conhecidas como gel to milk", completa ressaltando que tais novidades já podem ser encontradas no mercado, mas, principalmente, através da formulação de ativos pela indicação do dermatologista.

E se você desconfia que eles não possuem embasamento nos pilares da ciência, a profissional te ajuda no voto de confiança.

"Tais inovações são extremamente bem-vindas desde que seja levada em conta sua procedência e qualidade. Estes produtos mais diferenciados necessitam de toda uma tecnologia e técnicas específicas para serem produzidos, então dificilmente são de baixa qualidade. De qualquer forma, vale a pena atentar-se a esses detalhes".