Topo

Mãe recebe apoio após detalhar depressão com foto de pia cheia de louça

Facebook
Imagem: Facebook

Da Universa

11/07/2018 17h35

Brittany Ernsperger resolveu usar seu Facebook para compartilhar uma batalha íntima de sua vida contra a depressão e ganhou o apoio de muitas outras mães na rede social.

A norte-americana postou uma foto da pia da sua cozinha, repleta de louças, contando sobre como encarou a cena da foto compartilhada e caiu em lágrimas, porque apesar de saber que isso precisava ser feito, a depressão fez com que ela se sentisse falha por ter deixado a situação chegar a esse ponto.

Veja também

"Não. Não são as louças. Mas tinha tanta coisa suja que eu fiquei duas semanas sem fazer nada para mudar isso", começa ela no texto.

Brittany contou que se sentia derrotada sempre que os pratos eram deixados na pia, tornando sua depressão e ansiedade cada vez maiores. Outras tarefas domésticas, como lavar roupa ou limpar a casa, também davam sequência a esse círculo vicioso.

O post fez com que outras mulheres se juntassem a ela comentassem sobre o alívio que pensamentos como esses, quando compartilhados, podem trazer para outras pessoas que passam pela mesma situação.

Leia o texto de Brittany na íntegra:

"Isso é com o que a depressão se parece.

Não. Não as louças sujas, mas o fato de haver tanta coisa suja que eu demorei 2 semanas para limpá-las. 3 dias atrás eu estava sentada no chão da cozinha e olhando para elas enquanto chorava. Eu sabia que elas precisavam ser lavadas. Eu queria muito fazer isso. Mas a depressão me puxou para baixo. Me sugou. Em um buraco negro. Rapidamente, como areia movediça.

Eu passei na frente dela manhãs e noites durante o dia todo. Apenas olhava para elas. Dizendo a mim mesma que eu deveria fazer isso. E me sentindo derrotada todos os dias os quais eu não as lavei. Isso faz com que a depressão fique ainda pior, porque você percebe como está falhando.

Inútil. Falha. Pedaço de merda. Incompetente. Estúpida. Preguiçosa. Todas essas coisas passam pela mente de alguém com depressão. Todos os dias.

Agora acrescente a ansiedade em cima disso e você terá um verdadeiro deleite. Ficar com medo de que seu marido te abandone porque você é preguiçosa. Ter medo de deixar as pessoas entrarem na sua casa pois elas terão opiniões desagradáveis sobre você. Sentir que você está falhando com seus filhos porque, pela terceira noite consecutiva, você não tem um prato limpo para servir o jantar. Então comemos pizza. Novamente.

E a pior parte disso tudo não é não lavar louça. Mas também lavar as roupas, se trocar, tomar banho, vestir os filhos, escovar os dentes, tarefas normais do dia a dia. Tudo vira um pesadelo. Algo muito assustador. Alguns dias as coisas não ficam prontas por completo.

Depressão é algo que as pessoas "fortes" não falam sobre porque não querem parecer "fracas". Você não é fraco. Você tem sido forte por tanto tempo e por tantas coisas que seu corpo precisa de uma pausa. Eu não me importo se a única coisa que você fez hoje foi passar o desodorante. Eu estou orgulhosa de você. Bom trabalho. Eu estou do seu lado, sei como se sente.

Eu não estou procurando por simpatia, nem um pouco. Mas eu quero deixar a mensagem que estou aqui para você. Se você precisar de alguém para conversar, eu estarei aqui".