Topo

Xuxa sofreu após trocar silicone; saiba como o corpo reage a essa mudança

A apresentadora Xuxa - Reprodução/Instagram
A apresentadora Xuxa Imagem: Reprodução/Instagram

Amanda Serra

Da Universa

09/07/2018 04h00

Se nos anos 2000 os seios turbinados à lá Pamela Anderson ditavam um padrão e frequentemente eram explorados pelos comerciais e programas televisivos, o fato é que a procura por próteses mamárias menores tem se tornado uma tendência, assim como a redução das já existentes.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Brasil (SBCP), a busca por silicone ainda aparece em primeiro lugar na lista de cirurgias estéticas. Em 2016, foram feitas 288.597 operações, correspondente a 19,6% de todas as plásticas realizadas no país. As trocas de próteses entram nesse número. O médico Níveo Steffen, presidente da SBCP, garante que o efeito mais natural das mamas é uma tendência nos consultórios.

"O que se observa, hoje, de maneira geral, é que o conceito das mamas grandes passou, e isso tem a ver com o momento social [mulheres] atual. As próteses de 300 a 420 ml ficaram para trás. Atualmente, as mulheres buscam próteses menores, no máximo 280 ml."

Veja também

Na última semana, Xuxa Meneghel precisou passar por uma cirurgia de emergência para trocar o silicone dos seus seios por conta de uma contratura capsular, ou seja, uma rejeição do corpo que provoca o endurecimento das próteses. Além da cirurgia ser o único caminho para resolver o problema, em alguns casos costuma provocar muita dor e requer acompanhamento médico.

No início do ano passado, a apresentadora passou pelo mesmo problema, com o agravante de uma das próteses ter virado --algo que pode ocorrer quando o tamanho muda. Na ocasião, ela tinha diminuído os implantes. “Está de um tamanho bom para a minha mão e para a mão do Junno", brincou. Xuxa aderiu ao silicone logo após o nascimento de Sasha, em 1998, e na época ficou turbinada, seguindo o padrão do momento. 

Abaixo veja o que é preciso saber sobre a colocação e a troca da prótese de silicone:

Preciso trocar as próteses?

A troca hoje em dia é indicada apenas nos casos de contratura capsular, quebra, mal posicionamento ou por questões estéticas - diminuir ou aumentar. "Os silicones atuais não têm mais prazo de validade", diz o cirurgião plástico Ronaldo Soares, também membro da SBCP. 

Steffen, no entanto, defende que as próteses ainda precisam ser substituídas a cada 10, 12 anos após a colocação. "Eventualmente algumas têm que ser trocadas antes, justamente por conta de possíveis problemas. A contratura capsular pode aparecer nos primeiros três meses. Esse tipo de cirurgia requer acompanhamento. Não é fazer e sumir", alerta Níveo.

E se quiser diminuir o tamanho da prótese antes do tempo indicado para troca?

Nesse caso, é recomendado realizar uma mastopexia seguida da troca de próteses. O procedimento consiste na remoção do excesso de pele e reposicionamento do tecido mamário junto com a aréola para evitar que a peça "vire". E então é feita a troca da prótese por uma menor. A recuperação costuma ser mais lenta, em comparação com outras cirurgias de implante de silicone, caso tenha que remover a pele, por exemplo, em vez de apenas colocar a nova prótese. Algo em torno de 20 dias.

Por que a contratura capsular acontece?

Não tem um motivo específico e também não é possível prever clinicamente ou laboratorialmente quem terá ou não. Faz parte do processo de cicatrização e depende do corpo de cada paciente, de como ele reagirá. “O índice de contratura capsular, no entanto, é baixo: cerca de 1%. No passado, quando as primeiras próteses foram criadas, a contratura chegava a 30%”, diz Steffen.

Tem como evitar a contratura capsular?

Uma forma de tentar evitar a contratura é colocar a prótese debaixo do músculo e optar por próteses menores de silicone, mas isso vai depender do corpo de cada paciente. “Sabe-se também que lavar as próteses com solução de antibiótico na hora do implante e introduzi-las com um plástico específico (keller funnel) reduzem a taxa de contratura", diz o cirurgião plástico Ronaldo.

A prótese também pode virar. O que significa isso?

Trata-se também de uma reação inflamatória do organismo. É raro, mas acontece com maior frequência quando ocorre a mudança de um implante maior por um menor. A prótese fica com um espaço grande e aí vira.

Cuidados principais:

  • A escolha do profissional, que deve ser membro da SBCP;
  • Não deitar de barriga para baixo durante 60 dias;
  • Nada de exercícios físicos que usem os membros superiores durante o primeiro mês;
  • Evitar atrito, principalmente, batidas no local, durante 30 dias;

Fontes consultadas: Níveo Steffen, presidente da SBCP e o cirurgião plástico Ronaldo Soares.