Topo

Bota-meia: veja como usar a tendência de inverno que conquistou as famosas

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

06/07/2018 04h00

A bota-meia saiu das passarelas internacionais e ganhou as ruas neste inverno. A variedade de modelos e formatos -- das curtinhas àquelas acima dos joelhos -- arremata looks de todos os estilos, com a vantagem extra do tecido elástico, que oferece conforto e fica bem tanto em pernas finas quanto grossas. O acessório virou vedete entre celebridades como Juliana Paes, Simaria, Deborah Secco e Camila Coelho.

A bota ganhou espaço pela ousadia, em produções que a deixam à mostra, com saias curtas e mídi. Com calça, exige atenção redobrada nas combinações. “Com a pantacourt, o efeito é bem legal, parecido com a saia. Com calça não fica legal usar por cima. Mesmo com uma skinny, por exemplo, a ideia é usar por baixo”, ressalta a consultora de imagem e estilo Lais Urizi.

Veja também

Apostas em cores e modelos

A escolha da cor, salto e altura do cano vão depender do estilo de cada mulher. Se a ideia é destacar o acessório, a dica é apostar em um modelo de cano baixo, que fica mais visível mesmo em looks nada monocromáticos. Para alongar a silhueta, opções de cano alto e em cores discretas são recomendadas, mesmo sendo mais difíceis de combinar com as produções diárias.

“Mulheres que prezam por conforto devem pensar em saltos com bloco e cano baixo, que são modelos mais versáteis. Aquelas com veia criativa conseguem brincar mais com cores e estilos. A bota-meia vermelha, por exemplo, está com tudo na estação”, acredita Lais.

O cano baixo vai com tudo: saias, vestidos, calças e shorts. Se você tiver baixa estatura, prefira botas com salto alto. Outro detalhe é não exagerar no look, usando estampas muito chamativas ou peças justíssimas, já que a bota em si será o grande destaque da produção.

Truque de estilo

Mesmo sendo forte tendência, as botas estilo meia podem parecer datadas e correm o risco de ficarem esquecidas no armário nas próximas estações. Para substituir a peça sem deixar de lado o estilo, o truque é usar meias com as botas que você já tem. Especialmente aquelas de canos justos e modelos como coturnos.

“As botas de neoprene são ótimas substitutas ao modelo clássico da bota-meia, pois são bem justas e acabam fazendo o mesmo efeito sem marcar demais a tendência, podendo ser usadas nos próximos anos”, diz Carol Birk, influenciadora digital e consultora de imagem.

O detalhe da meia aparecendo -- transparente, arrastão, neutra ou com brilho -- deixa as produções mais fashionistas. As meias à mostra podem ser usadas tanto com peças curtinhas só com um pedacinho aparente, quanto com calças curtas ou com as barras dobradas.

Meias da mesma cor da bota criam a sensação visual de continuidade, enquanto aquelas mais claras ou trabalhadas chamam mais atenção e devem ser usadas em looks neutros. O truque também funciona com outros estilos de sapatos, como escarpins e tênis.

E não é preciso apostar somente no modelo soquete: aquelas mais longas, até os joelhos ou no meio das coxas, também rendem produções descoladas e cheias de personalidade.