Topo

Quer parecer mais alta? Veja truques das famosas para alongar a silhueta

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

04/07/2018 04h00

Aquela atriz da novela que parece tão alta na TV pode ser bem mais baixinha na vida real. Famosas como Kim Kardashian, Sandy, Cleo Pires, Fernanda Souza, Giovanna Lancellotti e Tatá Werneck não deixam a estatura interferir no estilo delas e usam truques simples para alongar a silhueta.

Na hora de escolher as modelagens e proporções, saiba que peças oversized  e de cintura baixa não são adequadas se a ideia é parecer mais longilínea. E comprimentos longos, mídi e ajustados ao corpo funcionam quando acompanhados por saltos altos.

Veja também

A Universa conversou com os stylists Dudu Farias, que já produziu famosas como Fernanda Souza, Thaila  Ayala e Sophia Abrahão, e Rodrigo Polack, que trabalhou com Wanessa Camargo, Claudia Leitte e Ludmilla, para indicar cinco dicas certeiras de roupas e acessórios:

1. Faça combinações monocromáticas

Tendência da estação, usar looks de uma só cor tem o poder de alongar a silhueta.

Dica do stylist: Polack afirma que o truque é trabalhar as proporções de maneira correta, usando tons diferentes da mesma cor para o visual não ficar sem graça. “Usar tudo muito justo ou tudo muito oversized pode ser perigoso.”

2. Aposte na ilusão de ótica

Estampas com listras verticais, grafismos e desenhos pequenos de tons neutros criam efeito ótico para quem quer parecer mais alta. Tecidos plissados também conferem essa ilusão visual, especialmente em peças curtas.

Dica do stylist: Dudu Farias conta que o decote em V, assim como as linhas verticais, alongam o tronco. “Opte por peças de cintura alta e com assimetria de tamanhos, como um cardigã comprido e comprimentos mínis, que dão impressão de pernas mais longas”, diz.

3. Escolha calças que não achatam

Os modelos flare com barra larga e skinny de tom escuro dão sensação de pernas maiores. Se for usar uma calças curta, vale combiná-la com sapatos de salto, da cor da calça ou que deixem o peito do pé à mostra, para não cortar a silhueta.

Dica do stylist: “Pantalona com cintura alta funciona para mulheres altas e baixas. Para complementar, você pode amarrar uma camisa, abrir um decote e brincar com seu estilo pessoal”, indica Dudu Farias.

4. Fique de olho no comprimento das saias

Em looks descontraídos, calçados baixos, como rasteirinha e chinelos, caem bem com shorts, saia ou vestidos curtinhos. Modelos com bico fino e que deixam à mostra o peito dos pés são boas opções. 

Dica do stylist: “O nude finaliza bem os looks, pois dá impressão de continuidade às pernas. Sandálias com duas tiras, por exemplo, causam efeito contrário”, diz Dudu Farias.

5. Use acessórios em seu favor

Em um visual descontraído, sapatos baixos como a rasteirinha e chinelos harmonizam com shorts, saias ou vestidos curtinhos. Modelos com bico fino e que deixam à mostra o peito dos pés são boas opções. 

Dica do stylist: “O nude finaliza bem os looks, dando continuidade às pernas. Sandálias com duas tiras, por exemplo, causam efeito contrário”, analisa Farias.