Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Autoridades já "ensaiam" para a morte da rainha Elizabeth, diz jornal

A rainha Elizabeth durante evento nos jardins do palácio de Buckingham em 15 de maio - Getty Images
A rainha Elizabeth durante evento nos jardins do palácio de Buckingham em 15 de maio Imagem: Getty Images

da Universa, em São Paulo

02/07/2018 14h49

Um grupo seleto de autoridades britânicas chefiado por David Lidington, o vice da premiê Theresa May, já estaria ensaiando os procedimentos protocolares que envolvem a morte da rainha Elizabeth. A informação é do jornal local "The Sunday Times".

O exercício de campo dos ministros teria acontecido na última semana e é parte de um planejamento extensivo do luto no Reino Unido que deve durar dez dias.

Veja também

Ainda segundo a publicação, o foco deste ensaio, batizado de "Castle Dove" ('Pomba do Castelo", em tradução livre) foi o dia seguinte à morte de Elizabeth 2ª, chamado de dia "D+1", e esta seria a primeira vez desde que ela assumiu a coroa em 1952 que este treino teria sido feito por funcionários civis do reino, e não apenas por membros próximos à família real.

Parte dos planos envolvem também o pronunciamento da (o) premiê para a nação.

Aos 92 anos, Elizabeth 2ª é rainha há 66 e raramente desmarcou um evento real em sua trajetória. No entanto, na última semana, ela perdeu um de seus compromissos na Catedral de Saint Paul por não estar se sentindo bem, o que gerou especulações sobre suas condições de saúde.