Topo

Cabelo sujo, olheira, lábio descascando: aprenda a driblar dramas de beleza

De lábios secos a olheiras: veja truques para resolver os perrengues de beleza - Getty Images
De lábios secos a olheiras: veja truques para resolver os perrengues de beleza Imagem: Getty Images

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

18/06/2018 04h00

Acidentes acontecem e isso inclui o batom preferido acabar, o cabelo ficar oleoso fora de hora, as olheiras ficarem destaque... Calma, dá para dar um jeito e sair dessas -- e outras -- situações como se nada tivesse acontecido. Você vai precisar de alguns produtos bem básicos e seguir estes truques de profissionais:

Iluminador quebrado

Esfarele o produto, coloque-o em um potinho e use-o com um pincel, ensina Rafaella Crepaldi, maquiadora sênior da Nars. Isso vale para qualquer produto compacto em pó. Nem tente consertar com álcool ou qualquer outra substância. "Qualquer recuperação de maquiagem significa abrir portas para contaminação microbiológica", explica a cosmetóloga Sonia Corazza. 

Veja também

Batom no fim

Todo mundo tem um batom queridinho e é triste vê-lo chegar ao fim. Mas sobra bastante produto no fundo da embalagem. “Tire com uma espátula ou haste de algodão e transfira-o para uma embalagem com divisórias transparentes e com tampa, para preservar bem o batom”, explica Rafaella. Você também pode usar um pincel para os lábios – ele alcança o fundo da embalagem sem problemas. Se estiver com pressa, passe os dedos sobre o batom e aplique-o direto na boca, meio esfumado, técnica que está super em alta.

Sem demaquilante

Não é porque você está sem demaquilante que pode dormir com maquiagem. “Use lenços umedecidos de bebê, que não agridem a pele. Só cuidado com a região sensível dos olhos”, aposta o maquiador Allan Jhonnes. Lembre-se apenas que o truque não funciona com makes à prova d’água, ok? Vale também usar hidratante ou óleo facial, diz Rafaella  Crepaldi. Por terem ingredientes emolientes, eles acabam retirando a maquiagem sem machucar o rosto. Basta aplicar com algodão e pronto.

Pelinhas soltas nos lábios

Além de atrapalhar na hora de passar o batom, puxá-las é quase irresistível, mas pode machucar. Neste caso, o ideal é ter um esfoliante labial e usar sempre que surgir o problema, sugere Rafaella. Na emergência, fabrique seu próprio produto com ingredientes simples: “use um pouco de hidratante labial com açúcar, esfolie os lábios cuidadosamente e enxágue bem”.

Olheiras

As olheiras são causadas por diversos fatores: genética, má alimentação, exposição excessiva ao sol e até período menstrual. Para driblá-las “experimente fazer compressas com pepino ou algodão umedecido em chá frio de camomila ou verde, de uma a duas vezes por semana”, conta a esteticista e dermatofuncional, Katia Pacheco Barbosa. Isso funciona por conta das propriedades calmantes dos chás e dos agentes antioxidantes do pepino. Além disso, a temperatura fria contrai os vasos e reduz a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço e as manchas escuras na região, diz Katia. Para completar, aposte no corretivo, que deve ter o mesmo tom da sua pele para ficar com aspecto natural.

Cabelo oleoso

O que fazer quando a raiz está oleosa e você não vai conseguir lavar o cabelo nem tem xampu seco? Acredite, dá para resolver. O hairstylist  Diego Queiroz entrega: “use talco ou amido de milho para absorver a oleosidade dos fios”. Basta salpicar o produto aos poucos sobre a raiz e tirar o excesso com as mãos ou com a ajuda de um pente. Só não vale fazer isso toda hora ou o cabelo vai acabar ressecado e ficar pontas duplas.