Topo

Estocolmo proíbe propagandas sexistas em espaços públicos

Estocolmo, a capital da Suécia - Getty Images
Estocolmo, a capital da Suécia
Imagem: Getty Images

da Universa, em São Paulo

14/06/2018 12h08

A Câmara de Vereadores de Estocolmo, capital da Suécia, proibiu outdoors com propagandas sexistas ou degradantes em espaços públicos da cidade.

A proposta foi votada durante toda a segunda-feira (11) e, agora aprovada, deve entrar em vigor em um mês, segundo o jornal sueco "The Local".

Veja também

"A cidade tem uma responsabilidade em relação aos seus cidadãos de garantir que as propagandas às quais eles estão expostos não seja ofensiva ou perturbadora de maneira alguma", afirmou o vice-prefeito Daniel Helldén à publicação. Ele foi um dos principais apoiadores da proposta.

Estamos dando um importante passo para garantir que mensagens e atitudes sexistas ou racistas não estejam visíveis nas propriedades da cidade de Estocolmo", disse ele durante a sessão de segunda.

A indústria de propaganda sueca já é submetida, atualmente, a regulamentações da Reklamombudsmannen, a Organização Sueca de Publicidade. Entre elas está a determinação de que a propaganda local não deve mostrar "homens ou mulheres como meros objetos sexuais" ou tratá-los de maneiras "degradantes" e "claramente sexistas".

No entanto, a organização só tem o poder de julgar e orientar os anúncios criados e não impor punições caso descumpram as regras. No entanto, a nova medida aprovada pelos políticos da cidade de Estocolmo mudará este quadro.

A nova decisão se aplica aos cerca de 700 outdoors na cidade que não são de propriedade da prefeitura. No entanto, os espaços publicitários que são administrados pelo governo, como aqueles nos transportes públicos, não serão afetados.