Topo

Novidades de beleza

Lipo sem corte: aparelhos prometem eliminar gordura como cirurgia; conheça

Deborah Blando - Reprodução/Instagram
Deborah Blando Imagem: Reprodução/Instagram

Paula Roschel

Colaboração para Universa

13/06/2018 04h00

Mesmo com atividades físicas e alimentação balanceada, muita gente sofre na hora de eliminar gordurinhas persistentes e localizadas: como na "pochete" abaixo do umbigo, nos flancos e nos culotes.

Anos atrás, no boom das técnicas mais invasivas, a remoção de gordura por meio de cânulas e anestesia se popularizou; agora, com protocolos sem cortes, é possível fazer uma espécie de “lipo não invasiva” com aparelhos como o Alma Prime. Famosas como Jaque Khury e Deborah Blando investem na novidade.

Veja também

“Eu vi o resultado do Alma Prime numa amiga e achei legal, aí resolvi testar. Na primeira sessão já notei diferença. Apliquei no abdômen e costas e todo mundo percebeu o afinamento”, revela Deborah. “Chega uma hora que é difícil perder cintura e barriguinha, mas perdi. Parece mesmo que fiz uma lipo em cinco sessões”, completa.

Ondas contra "pneuzinhos"

O Alma Prime é um tratamento confortável e muito rápido, já que a aplicação dura 20 minutos por região e sente-se apenas calor e zumbido fraco no ouvido. Ele se diferencia de outras opções por emitir ondas responsáveis por eliminar a gordura de forma homogênea e com efeito imediato.

"As únicas tecnologias existentes hoje no mercado para destruição de células adiposas são baseadas em ondas mecânicas de ultrassom ou congelamento (criolipólise), porém estas não tratam simultaneamente gordura, celulite e flacidez, o que faz do Alma uma tecnologia completa e inovadora", afirma a  fisioterapeuta dermatofuncional Marina Berti.

Mas os números da balança não são alterados: "É um tratamento para gordura localizada, não para emagrecimento", pontua a diretora clínica da LBT Laser, Odete Manor.

Pausa no carboidrato

Após as sessões, nada de bolinhos ou pães. "Fisiologicamente, o Alma Prime fará lipólise (a célula de gordura explode) e apoptose (morte celular programada). Se o paciente faz restrição de carboidrato no dia da sessão e no seguinte, o organismo usará tal gordura que foi tratada como fonte de energia. Logo, ela será eliminada mais rapidamente. Orientamos também a fazer atividade física no dia", explica Marina Berti.

O médico Daniel Lempkovitz, da Dome Estética Integrada, recomenda também pausa nos banhos de sol e o uso de cremes leves: “Evite a exposição solar por 24 horas após cada sessão, pois pode aumentar a vermelhidão da pele. E somente aplique hidratante na região tratada".

Onda alternativa

Como opção ao Alma Prime, o dermatologista Gustavo Limongi indica o ultrassom Ultraformer III.

"Intenso, o (ultrassom) macrofocado do aparelho é indicado para grandes áreas do corpo, já o microfocado é recomendado para áreas menores e mais sensíveis, como o rosto e pescoço. Assim, torna-se ideal para tratar aquelas gordurinhas difíceis de sair”, explica.

Porém, vale ressaltar que o ultrassom -- micro ou macro -- não entrega resultado imediato: "São recomendadas três sessões, em média, com oito meses de antecedência de uma festa, como um casamento", esclarece o médico sobre o tratamento, usado por muitas noivas para subir ao altar com medidas mais enxutas.

Alma Prime

O que é? Tecnologia de ondas para diminuição da gordura. Age em conjunto com estímulos para firmar a pele e reduzir celulite.
Resultados esperados: Já na primeira sessão é possível notar a olho nu a perda de medidas.
Duração: 20 minutos por região equivalente a uma folha de papel A4.
Quantidade de sessões: Até seis, com intervalo de 15 dias entre elas.
Contraindicação: Gravidez, doenças autoimunes ativas e doenças de pele na região a ser tratada.
Manutenção: Após a sessão, evitar o consumo de carboidrato e aumentar a ingestão de água por 48 horas. A manutenção dependerá da indicação do especialista e também da rotina de exercícios e alimentação do paciente.
Valor da sessão: A partir de R$ 500.

Ultraformer III

O que é? Tratamento não invasivo para melhorar o contorno corporal e a qualidade da pele por meio do ultrassom.
Resultados esperados: Melhora do contorno corporal e facial. Resultados em até dois meses.
Duração: Uma hora para regiões médias, como inferior do glúteo; mas pode aumentar dependendo da área.
Quantidade de sessões: Para protocolo completo, três sessões.
Contraindicação: Gestantes, lactantes, pessoas com doenças autoimunes, pele bronzeada e pacientes em tratamento de câncer.
Manutenção: Cada sessão tem intervalo de um mês, com manutenção anual.
Valor da sessão: A partir de R$ 2 mil.

Novidades de beleza