Topo

Trabalho doméstico renderia a donas de casa 1 trilhão por ano, diz estudo

Pesquisa do Instituto Locomotiva considerou horas trabalhadas e média de salários  - Getty Images
Pesquisa do Instituto Locomotiva considerou horas trabalhadas e média de salários Imagem: Getty Images

Da Universa

13/06/2018 13h04

Se o trabalho doméstico fosse remunerado de acordo com a média do mercado, as mulheres donas de casa poderiam ganhar até 1 trilhão de reais por ano. 

O dado parece absurdo, mas foi calculado pelo Instituto Locomotiva e divulgado na última segunda-feira (11), durante um fórum de igualdade de gênero promovido pelo Women 20 Argentina (W20), em São Paulo. 

Veja também: 

O estudo usou como base o panorama de inclusão das mulheres brasileiras no mercado de trabalho, considerando fatores como horas de dedicação a tarefas domésticas e cuidados com os filhos, escolaridade, renda e participação formal no mercado de trabalho. 

Outro dado alarmante apresentado pelo Instituto Locomotiva diz respeito à remuneração de homens e mulheres: uma mulher branca com curso superior e mais de 40 anos ganha 24% a menos que um homem neste perfil.

Para uma mulher negra com as mesmas características, a remuneração seria 63% mais baixa. 

Maternidade

Ao discutir o cuidado com os filhos, o Women 20 Argentina concluiu que essa é uma das maiores barreiras para mulheres crescerem na carreira.

18% das mulheres que responderam à pesquisa dizem não ter com quem deixar o filho e, ao mesmo tempo, 31 milhões de entrevistados homens concordaram que elas não devem assumir cargos de grande responsabilidade porque podem engravidar e "abandonar" o trabalho durante a licença-maternidade.