Topo

Topless de Sabrina é recomendado para amamentação. Veja benefícios do sol

Duda Nagle e Sabrina Sato durante banho de sol - Reprodução/Instagram
Duda Nagle e Sabrina Sato durante banho de sol Imagem: Reprodução/Instagram

Amanda Serra

Da Universa

06/06/2018 04h00

Sabrina Sato foi flagrada de topless na cobertura de seu apartamento tomando sol ao lado do noivo Duda Nagle, na última quinta-feira (31). Feitas sem autorização, as imagens foram divulgadas pelo fotógrafo em redes sociais, mas depois deletadas.

Grávida de três meses de uma menina, o topless da apresentadora não era apenas para se bronzear, mas tinha também como objetivo preparar as mamas para amamentação. “Foi uma recomendação médica para fortalecer a pele”, afirma Karina Sato, irmã e assessora de Sabrina, à Universa.

Veja também

Apesar de não haver nenhum estudo científico que ateste a eficácia do sol para as mamas – também não há contraindicação -, o procedimento é recomendado por médicos e especialistas da área com o intuito de evitar fissuras e rachaduras – tão comuns nesse período.

“O sol tem como efeito deixar as auréolas das mamas mais espessas e resistentes para a amamentação, mesmo com o próprio corpo da mulher já se preparar automaticamente para isso. Por isso, recomendamos que gestantes deixem as mamas expostas ao sol, sem proteção de vidro ou protetor solar, por pelo menos dez minutos por dia”, explica Maria Augusta de Freitas, obstetriz e orientadora de gestantes da maternidade Pro Matre. Mas há horários específicos, a fim de evitar queimaduras. Às 10h da manhã ou entre 16h e 17h.

Mas o que de fato irá prevenir as fissuras e rachaduras é a pega correta do bebê nos seios (a forma como ele mama). "O sol é um coadjuvante e um auxílio a mais na cicatrização em caso de mamas já machucadas", diz Maria Augusta. 

Os raios solares também têm como função ajudar essas mães a reporem o cálcio perdido. "Por conta da amamentação o cálcio acaba indo para o leite. Para evitar que os ossos fiquem fracos, recomendamos o banho de sol já que a vitamina D também tem como função estimular a produção de cálcio no corpo. O sol é indicado durante toda a fase da gravidez, em qualquer fase da vida na verdade", afirma a ginecologista e médica do Hospital das Clínicas, Mara Diegoli, autora do livro “A Mulher e os Sete Grandes Desafios".

"O ideal é que a mãe busque orientações profissionais sobre amamentação e evite substâncias caseiras indicadas por conhecidos. Cremes e pomadas, por exemplo, só devem ser usados com prescrição médica. Importante lembrar: eles não são curativos, mas preventivos", diz Maria Augusta.

Confira ainda cinco posições para amamentar e evitar problemas para o bebê.