Topo

Recomenda

Dicas de filmes, séries, leituras, sons, espetáculos


Recomenda

12 documentários feitos por mulheres (e sobre mulheres) pra ver na Netflix

Cena do documentário "What Happened, Miss Simone?", dirigido por Liz Garbus  - Divulgação
Cena do documentário "What Happened, Miss Simone?", dirigido por Liz Garbus Imagem: Divulgação

Natacha Cortêz

Da Universa

02/06/2018 04h00

Por acaso já lhe veio a impressão de que há mais documentários do que filmes de ficção dirigidos por mulheres? Não é mera sensação: estudos confirmam que o gênero costuma mesmo ser mais receptivo às mulheres na direção

Veja também

Uma pesquisa da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, analisou 1.036 filmes exibidos em 23 festivais norte-americanos entre 2015 e 2016. O resultado: as mulheres representaram 28% dos diretores, com presença bem maior no documentário (35%) do que na ficção (19%).

Aqui, selecionamos doze documentários feitos por mulheres (e sobre mulheres) para você assistir na Netflix. 

What Happened, Miss Simone? (Estados Unidos, 2015)

Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2016, o filme da diretora Liz Garbus narra a trajetória da cantora americana Nina Simone (1933-2003) . Contando com raro material de arquivo, além de entrevistas com familiares e amigos, a cineasta mostra a vida, a obra e a militância de Simone pelos direitos dos negros.

Hot Girls Wanted (Estados Unidos, 2015)

O documentário de Jill Bauer e Ronna Gradus lança luz sobre a lucrativa indústria de filmes pornográficos amadores dos Estados Unidos e entrevista jovens mulheres que trabalham nestas produções, investigando como foram recrutadas. A atriz Rashida Jones é a produtora do longa, que foi exibido no Festival de Sundance.

Embrace (Austrália, 2016)

Em 2012 a australiana Taryn Brumfitt se preparava para fazer uma cirurgia plástica para “melhorar” sua aparência após três gestações. Foi quando pensou: e se aprendesse a gostar do próprio corpo? Diretora deste documentário, ela conversa com mulheres de várias partes do mundo para entender a relação de cada uma com a própria imagem.

I am Jane Doe (Estados Unidos, 2017)

Dirigido por Mary Mazzio e narrado por Jessica Chastain, o documentário acompanha garotas americanas e suas mães em lutas judiciais contra o site Backpage.com. Ex-propriedade do Village Voice, a página hospeda anúncios de sexo com menores de idade, mas é protegido por uma lei que isenta os sites de responsabilidade pelo conteúdo de terceiros.

India’s Daughter (Reino Unido e Índia, 2015)

O documentário de Leslee Udwin contra a trágica história da estudante indiana Jyoti Singh. Em 2012, a jovem estava a caminho do cinema com um amigo quando foi estuprada e morta por uma gangue de seis homens na capital do país, Nova Déli. O crime provocou revolta, enormes protestos e a mudança nas leis.

Laerte-se (Brasil, 2017)

As diretoras Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum fazem um perfil de Laerte Coutinho, uma das mais importantes cartunistas do Brasil, que desde 2009 identifica-se como transgênero. O documentário “acompanha a investigação de Laerte sobre o mundo feminino” e aborda sua relação com amigos e familiares, suas posições políticas e personagens.

Maya Angelou, e ainda resisto (Estados Unidos, 2016)

Dirigido pelos cineastas Rita Coburn WhackBob Hercules, o doc conta a história da escritora, poeta, atriz e diretora norte-americana Maya Angelou (1928-2014). Autora de obras como I  Know  Why  the Caged Birds  Sing (1969), ela sobreviveu a um abuso sexual e enfrentou o racismo para se tornar uma influente artista e ativista pelos direitos civis em seu país. 

Paris Is Burning (Estados Unidos, 1990)

O já clássico documentário de Jennie Livingston aborda questões de raça, classe e gênero nos Estados Unidos ao retratar uma cena efervescente na Nova York da década de 1980: os chamados “bailes”, competições frequentadas principalmente pelas comunidades LGBTs, negras e latinas da região do Harlem. O filme foi premiado no Festival de Sundance.

She’s Beautiful When She’s Angry (Estados Unidos, 2014)

Mary Dore lança um olhar sobre o movimento feminista que abalou os Estados Unidos no fim da década de 1960. Além de documentar os principais acontecimentos do período, o filme também entrevista integrantes de diferentes grupos ligados à defesa dos direitos das mulheres, mostrando as variadas linhas de atuação.

Twinsters (Reino Unido/França/Coreia do Sul/EUA, 2015)

Samantha Futerman é atriz e vive nos Estados Unidos. Quando um de seus trabalhos viraliza na internet, ela acaba conhecendo uma jovem que mora na Europa e com quem tem inacreditável semelhança física. As duas, então, decidem descobrir se são irmãs gêmeas. Dirigido pela própria Futerman, em parceria com Ryan Miyamoto.

Marias: A Fé no Feminino (Brasil, 2015)

A Virgem Maria é uma figura forte em diferentes países da América Latina – mas quais as peculiaridades de cada celebração? Neste documentário, a diretora Joana Mariani viaja por Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua para registrar festas e homenagens, aproveitando, também, para ouvir mulheres latino-americanas e suas histórias.

Janis: Little Girl Blue (2015)

A diretora Amy J. Berg foi contratada pela família de Janis Joplin (1943-1970) para fazer este documentário, ao qual se dedicou por oito anos. O resultado foi um retrato detalhado e intimista sobre a cantora, que reúne imagens de arquivo, apresentações históricas, gravações de bastidores e entrevistas com amigos e familiares.

Recomenda