Topo

Tratamentos noturnos são eficazes para cuidar da pele e do cabelo dormindo

Veja como cuidar do corpo e dos cabelos enquanto dorme - iStock
Veja como cuidar do corpo e dos cabelos enquanto dorme Imagem: iStock

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

28/05/2018 04h00

A hora de dormir pode ir além do descanso do corpo e da mente: que tal aproveitar esse período para deixar a pele e os cabelos hidratados, saudáveis e cheios de vida? Quando dormimos, nosso metabolismo desacelera e o organismo repara todas as agressões sofridas durante o dia.

Em repouso, aumenta a produção de melatonina, hormônio que ajuda a dormir, e diminui a de cortisol, hormônio de combate ao estresse, provocando pausa fisiológica. É por isso que os produtos de tratamento noturno são tão eficazes.

Veja também

Como funcionam os tratamentos noturnos?

Longe do sol, da poluição e das variações de temperatura, a pele relaxa, facilitando a absorção dos hidratantes. Os cremes noturnos favorecerem a renovação celular e aceleram a maturação das células, que estão na última camada da pele, trazendo-as mais para a superfície, explica a esteticista Katia Pacheco Barbosa.

Os tratamentos noturnos agem de maneira rápida e eficaz. “Os cremes fazem diferença notável na viscosidade, na hidratação, na redução de inchaço e na maciez: a pele fica pronta e restaurada para um novo dia”, diz Fernanda Farias, beauty expert da Shiseido no Brasil.

E no cabelo? “Além da hidratação profunda, os produtos de cuidado noturno também combatem problemas dos fios ressecados, como porosidade, frizz, quebra e opacidade”, diz a dermatologista Inaê Cavalcanti, especializada em cabelos.

Quais as diferenças entre produtos diurnos e noturnos?

Os hidratantes diurnos, tanto os de pele quanto os de cabelo, protegem das radiações ultravioleta -- que causam ressecamento fios e manchas e envelhecimento precoce na pele. À noite, o foco é a reposição dos nutrientes. “Com os processos metabólicos em baixa, é hora de ofertar substâncias nutritivas, antioxidantes e hidratantes. A formulação dos cremes noturnos pode conter vitaminas nutritivas, antioxidantes, óleos nutritivos, revitalizantes, aminoácidos e proteínas”, conta Katia. É essencial fazer os rituais da manhã e da noite, pois são complementares.

Como usá-los do jeito certo?

Cada região precisa de cuidados específicos:

Cabelo

Primeiro, lave-o bem com xampu e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo. Aplique o produto nos fios úmidos ao longo de todo o comprimento -- nunca na raiz. Cuidado para não exagerar. “O excesso de creme deixa os fios oleosos, opacos e levemente endurecidos, além de não garantir o resultado esperado”, explica Inaê Cavalcanti. Depois de secar é só ir dormir. Para aproveitar melhor os resultados, faça o tratamento duas vezes por semana.

Pele

Após limpar a pele, aplique o creme noturno nos cinco pontos do rosto: bochechas, queixo, testa e nariz. Em seguida, espalhe delicadamente a partir do centro para fora, usando movimentos ascendentes, repetindo até que a pele tenha absorvido o produto por completo, explica Fernanda Farias.

Atenção à área dos olhos, a mais delicada: deposite quantidade equivalente a um grão de arroz na pálpebra móvel e na inferior, espalhando com o dedo anelar em movimentos circulares até absorver completamente. "Assim, as toxinas são eliminadas, e evita-se a formação de linhas finas e rugas”, explica. O tratamento pode ser feito diariamente, mas é preciso lavar bem o rosto ao acordar e aplicar protetor solar, lembra Katia Pacheco.