Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


10 vezes em que a modelo Nara Almeida foi inspiradora e deu lições de vida

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa

21/05/2018 13h28

Depois de mais de um ano lutando contra um câncer raro no estômago, a modelo e influenciadora digital maranhense Nara Almeida morreu aos 24 anos, em São Paulo, na madrugada de segunda (21). 

Sua luta contra a doença foi dividida com quase 4 milhões de seguidores no Instagram, rede social que Nara alimentava constantemente com notícias sobre diagnósticos, comemorações de pequenas vitórias e a rotina da cachorrinha Lili e do namorado, o engenheiro Pedro Rocha, 25. "Ela nunca perdeu as esperanças. Foi guerreira até o final. A gente passou por muita coisa nesse último um ano e eu sempre admirei muito a força dela”, diz Pedro. 

Veja também 

Apesar do quadro de saúde cada vez mais grave, Nara se mostrava sempre cheia de esperança -- não foram poucos os momentos em que deu verdadeiras lições de vida para quem a acompanhava na internet. Relembre: 

Comemorou cada pequena vitória

A primeira quimioterapia e alguns procedimentos cirúrgicos foram celebrados pela modelo, que via cada passo como uma esperança para a cura.

A alegria de quem vai receber alta hoje!!

A post shared by Nara Almeida (@almeidanara)

on

Não deixou de acreditar no amor

Durante todo o processo de tratamento, Nara teve o apoio do namorado, Pedro Rocha. Quando colocou a sonda, a modelo se mudou para o apartamento dele e foi cuidada também pela sogra, Roseli Rocha.

Sempre

A post shared by Nara Almeida (@almeidanara)

on

Questionou padrões estéticos

Sempre acompanhada de uma sonda no nariz para alimentação, já que não podia comer normalmente, Nara passou a questionar padrões de beleza e dietas malucas para emagrecimento.

Perdoou a mãe

Quando engravidou, Eva Maria, 43, se viu obrigada a entregar Nara para ser criada pelos avós. As duas só retomaram contato mais de duas décadas depois, quando a modelo já havia descoberto a doença. A cabeleireira, que mora em Boa Vista (RR), foi até São Paulo para ver a filha. No Instagram, Nara declarou que entendia os motivos da mãe e que estava feliz por tê-la de volta.

Incentivou outras pessoas com depressão

Uma doença sem cura e a alta dose diária de remédios fizeram com que Nara desenvolvesse depressão. Em um desabafo, ela falou sobre o tema, incentivando os seguidores a cuidar da saúde mental.  

Vou usar essa foto pra falar sobre a DEPRESSÃO. Com o tratamento eu tomo medicação que causa muita depressão. Eu sinto na pele a dor de não conseguir pensar positivo, de não ver nada além da escuridão e problemas que parece não ter solução, tudo fica difícil, triste, escuro. Mas hoje quero falar diretamente pra pessoas que sofrem de depressão, eu tenho aprendido que tudo depende da gente, tenho me permitido ficar triste sim algumas horas, alguns dias! Mas tem dias como hj por exemplo que eu luto contra mim mesmo e contra minha negatividade, temos q ser forte, é difícil mas no fundo se tentarmos conseguimos! Hoje fiz varias coisas legais e tirei o dia pra ficar com meus amigos e comecei a refletir sobre o quanto eles me fazem bem, comecei a refletir sobre tudo de bom que tem acontecido comigo mesmo com essa doença. As vezes eu sinto que tudo está sem jeito, as vezes parece mesmo que não tem mais solução, mas tudo depende de nós! Temos o controle nas nossas mãos, basta acreditamos na gente! Tá tarde eu to sem sono ( tomo medicamento pra dormir) então comecei a refletir em tudo que está acontecendo e tudo q ainda vai acontecer e decidi que a partir de agora eu não vou me deixar, vou vigiar mais meus pensamentos e minhas ações e fazer de tudo pra essa depressão ir embora, pq não sou eu, não sou assim, não aceito isso na minha vida! A químio causa mt fadiga, depressão, ansiedade, pânico! Eu venho a dias tentando achar palavras pra descrever tudo q to vivendo mas é difícil. Mas eu tenho a plena certeza de que já já vamos está com boas notícias! Desejo pra vocês uma semana cheia de alegrias e notícias boas! Vamos à luta ??

A post shared by Nara Almeida (@almeidanara)

on

Empreendeu para pagar o tratamento

Sem apoio do governo para custear o tratamento, Nara e a família chegaram a vender camisetas e acessórios para arrecadar fundos. Mesmo recebendo a ajuda do jogador Pato, que arcou com seis meses de internação, os negócios continuaram.

Hoje começa uma nova fase na minha luta contra o câncer. Finalmente vou tomar a primeira dose de imunoterapia!! Depois de muitos exames e muita preparação meus médicos encontraram um medicamento que vai me fazer realmente bem e tenho a chance de salvar minha vida. Como muitos já sabem o remédio custa muito caro e depois de mt insistência infelizmente não obtivemos resposta do governo e não posso esperar, então fui pra luta. Estamos nos esforçando ao máximo para conseguir juntar dinheiro suficiente pra pagar os exames e a dose do medicamento. Mas Deus como sempre coloca anjos na minha vida e dessa vez colocou o @pato ele se dispôs a pagar 6 meses de tratamento ( oh Glória) e a clinonco que fez a doação de 3 doses do medicamento,só Deus sabe a emoção que foi quando tive a confirmação de que eles iriam de verdade ajudar a salvar minha vida, SÓ GRATIDÃO!! Agora vamos torcer para esse medicamento fazer um efeito maravilhoso e eu me livrar dessa doença e acabar com esse sofrimento. Já faz um mês que estou na uti e ficarei o tempo que precisar se for pro meu bem. Vamos continuar vendendo camisetas e aceitando doações de quem quer ajudar pois infelizmente temos custos com exames e outras milhares de coisa que o plano não cobre! Mas não estamos fazendo nenhuma vakinha e nem divulgando contas bancárias.( cuidado com as vakinha e contas fakes) enfim estou muito confiante, cheia de esperanças e gratidão a Deus e a todos que me apoiam e acreditam na minha recuperação. Por mais difícil que pareça o problema, com Deus sempre haverá uma solução, eu entreguei minha vida e meus planos nas mãos de Deus e sei que ele tem o melhor pra mim, só peço sabedoria e paciência pra aguentar os dias difíceis, mas creio que no final tudo irá dar certo e vou sair disso muito fortalecida e pronta pra ajudar outras pessoas. OBRIGADA Deus, universo, família, equipe médica, @pato e a vcs por todo apoio! Juntos somos mais forte. #cancer #positivevibes #oracao #forcaNara

A post shared by Nara Almeida (@almeidanara)

on

Se apoiou na amizade

Sempre cercada de amigos, Nara agradecia constantemente aos que estavam sempre a sua volta. Em novembro de 2017, por exemplo, ela teve que cancelar um compromisso devido a uma complicação na sonda, mas transferiu o encontro para o hospital e não deixou de aproveitar a companhia dos amigos.

Foi solidária aos colegas de hospital

Nara estava havia dois meses na UTI, e enfrentou muitas idas e vindas ao hospital desde que descobriu a doença. No Instagram, ela frequentemente postava foto com colegas de quarto e dizia que, por mais grave que fosse seu quadro, se preocupava com o estado de outros pacientes.

Enfrentou as limitações com bom humor

Sem poder comer por conta da doença, Nara chegou a brincar com o assunto em visita com o namorado a uma lanchonete: “Comemorando as BOAS notícias sobre o tratamento! Ainda não consigo comer nada, mas se pudesse com certeza estaria comendo tudo aqui.”

Sempre manteve a esperança

Toda vez que recebia uma notícia ruim sobre seu diagnóstico, como complicações no quadro, a modelo compartilhava a notícia com seus seguidores e terminava as postagens com frases de esperança. Pensamentos como “é só uma fase” e “tudo vai dar certo” eram muito frequentes.