Topo

"É um momento de celebração de mulheres em Cannes", diz Mariana Ximenes

Mariana Ximenes veste — literalmente — a camisa do movimento "Time"s Up", contra o asséido, pelas ruas de Cannes - Reprodução/Instagram
Mariana Ximenes veste — literalmente — a camisa do movimento "Time's Up", contra o asséido, pelas ruas de Cannes Imagem: Reprodução/Instagram

da RFI

18/05/2018 09h04

Mariana Ximenes está encantada com Cannes. “É muito bom ser mulher, estar aqui como atriz, que é o meu oficio, com um filme, celebrando este momento, esta união de mulheres”, diz a atriz brasileira, protagonista de O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, que teve sessão especial em Cannes.

A atriz paulistana participou no último sábado (12) do ato com 82 mulheres da indústria cinematográfica, que protestaram nas escadarias de Cannes contra o assédio e inequidade de oportunidades para mulheres. Fizeram parte da manifestação nomes como Cate Blanchett, Agnès Varda, Salma Hayek e tantas outras.

Veja também

“Eu acredito muito no movimento, não de segregar, mas sim de agregar. Mas também que os homens possam refletir sobre o assunto e ter uma outra postura diante das mulheres”, explica Mariana. “O que tem acontecido hoje é a reflexão, a conscientização de que a gente precisa de sororidade, de igualdade”, completa.

“Sendo mulher é muito raro que a gente não tenha passado por alguma situação delicada”, diz Mariana. “Mas na época, a gente não realizava que era assédio. A gente se defendia, às vezes de uma forma não tão direta. Sim, isso aconteceu comigo, não foi uma experiência tão agressiva, mas hoje em dia a gente tomou consciência e, mais que isso, falamos abertamente sobre o assunto”, completa.

Trapézio nas alturas

Em O Grande Circo Místico, ela é Margarete, trapezista e excêntrica, que herda um circo que passa por cinco gerações de uma família. “É uma personagem muito forte, silenciosa, mas com uma tempestade dentro dela. Foi uma composição bem complexa, porque além da parte psicológica, é um personagem muito físico. Fiz quase quatro meses de trapézio para entender como é estar lá em cima, usar a força do corpo e ter a disciplina do atleta para compor Margarete”.

Mariana está atualmente de férias. Depois de rodar uma minissérie, ela foi passear na Ásia e fez agora uma escala em Cannes. “Mas quero voltar ao cinema o mais rápido possível”, avisa a atriz.