Topo

Feminicídio mata 239 mil garotas com menos de 5 anos na Índia anualmente

Criança indiana com a mãe - Getty Images
Criança indiana com a mãe Imagem: Getty Images

Da Universa

15/05/2018 16h27

De acordo com um estudo publicado pelo Lancet Global Health, as taxas de feminicídio na Índia são alarmantes. Pesquisas mostram que mais de 239 mil meninas, com 5 anos ou menos, morrem anualmente na região, ou seja, 2,4 milhões de garotas são mortas a cada década devido a discriminação de gênero presente na sociedade.

A maioria das mortes são consequência da negligência de suas famílias e órgãos de saúde pública, como na distribuição de alimentos e atendimento médico. Além disso, as garotas têm menor acesso à educação do que os garotos na mesma faixa de idade.

Veja também

O estudo ressalta ainda que, em condições naturais e em países onde a descriminalização de gênero não é tão acentuada, as taxas de mortalidade de meninas com menos de cinco anos devem ser menores do que as dos meninos, devido a uma vantagem biológica natural.

Christophe Guilmoto, professor da Universidade Paris-Descartes, na França, complementa os dados afirmando que por muito tempo, a seleção do sexo da criança, mesmo antes dela nascer, é um dos fatores agravantes para que a situação tenha chegado a esse ponto.

“A discriminação baseada em gênero não impede apenas que as meninas nasçam na Índia, mas também precipitam a morte daquelas que já nasceram. A igualdade de gênero não se trata apenas de direitos à educação, emprego ou representação política. Abrange também questões como cuidados rotineiros, vacinação, nutrição dessas meninas e, claramente, sua sobrevivência”.

Nandita Saikia, coautora da pesquisa, reforça a necessidade de uma intervenção para reduzir os dados, principalmente no norte da Índia, onde os números são acentuados.

“Isso reforça a necessidade de abordar diretamente a questão da discriminação de gênero, além de incentivar o desenvolvimento social e econômico de seus benefícios para as mulheres indianas”.