Topo

Estudante trans desaparecida no RJ foi executada, diz família

Matheus Passareli tinha 21 anos e era aluna de Artes Visuais na Uerj - Reprodução/Instagram
Matheus Passareli tinha 21 anos e era aluna de Artes Visuais na Uerj Imagem: Reprodução/Instagram

Natacha Cortêz

Da Universa

07/05/2018 12h46

A família de Matheus Passareli Simões Vieira, de 21 anos, conhecida como Matheusa, confirmou nesta segunda-feira (7) que a estudante de Artes Visuais da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que estava desaparecida há uma semana, está morta.

A irmã da vítima, Gabe Passareli, comunicou em seu perfil no Facebook que a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) da Polícia Civil constatou que Matheusa foi executada em uma favela da zona norte do Rio. 

Veja também

"As buscas se intensificaram após o anúncio do desaparecimento da minha irmã (...). Sobre seu corpo, também segundo informações colhidas pela DDPA, foi queimado e poucas são as possibilidades de encontrarmos alguma materialidade, além dos milhares que a Matheusa deixou em vida e que muito servirão para que possamos ressignificar a realidade brutal que estamos vivendo", escreveu Gabe.

A estudante desapareceu após deixar uma festa de aniversário no dia 29 de abril, no bairro do Encantado, também na zona norte do Rio. O caso continua sendo investigado pela DDPA para apurar as causas do crime.

Matheusa tinha grande relação com o universo da moda, inclusive desfilou na última edição da Casa de Criadores, para o estilista Fernando Cozendey (no post abaixo estão fotos do desfile). Ela também estava envolvida com o projeto Jacaré Moda, rede que conecta pessoas, periferias e potências criativas por meio da moda, e fazia parte do casting da agência de modelos SQUAD.

Ser trans no Brasil é lutar para existir

Falar da população transgênero no Brasil é expor estatísticas cruéis. A começar pela expectativa de vida dessas pessoas: 35 anos contra 75,5 do restante da população. Pudera: falta saúde. Para estimados 752 mil trans brasileiros há ambulatórios especializados em apenas 11 cidades do país.

*Com Agência Brasil