Topo

Prazer em quadrinhos: conheça as HQs eróticas feitas por mulheres

Tirinha da artista Sirlanney, autora de Magra de Ruim - Reprodução/ Facebook
Tirinha da artista Sirlanney, autora de Magra de Ruim Imagem: Reprodução/ Facebook

Helena Bertho

Da Universa

27/04/2018 04h00

Nem só de vídeos pornôs vive o mundo imagético do desejo. São muitas as formas de conteúdo erótico visual, e uma das mais antigas são as histórias em quadrinhos. Agora, cada vez mais, as mulheres estão conquistando essa área e fazendo HQs cheias de tesão. E focadas no desejo feminino.

"HQ erótico é muito legal. Eu gosto de sexo e consumo quadrinhos porque me dá tesão. Eles incitam a imaginação", conta a jornalista Gabriela Franco, criadora do site  Minas Nerds e dona de uma coleção de 60 HQs eróticos. Para ela, a diferença entre os quadrinhos feitos por mulheres e os feitos por homens é gritante. "Nos delas, são as mulheres que conduzem as histórias. É o desejo feminino que manda".

Veja também:

A quadrinista mineira Aline Lemos é uma artista que desenha histórias de sexo. Ela acredita que esse trabalho tem a ver com sua própria relação com a sexualidade. "Quando comecei a fazer quadrinhos, estava passando por uma mudança geral na vida. Tinha recém-descoberto minha bissexualidade e isso apareceu nos zines". 

Relações com mulheres, com homens, com os dois, masturbação, fantasias, masoquismo, desejo... Muitos são os temas explorados pelas mulheres nos quadrinhos e tirinhas cheios de tesão. Quer conhecer? Separamos aqui alguns quadrinhos:

Garota Siririca - Reprodução/ Facebook - Reprodução/ Facebook
Imagem: Reprodução/ Facebook
"Garota Siririca"

A série da quadrinista Lovelove6, nome artístico de Gabriela Masson, conta as aventuras sexuais da Garota Siririca. Como o próprio nome diz, as tiras falam bastante de masturbação e fantasias. E não faltam cenas sobre vibradores e outros acessórios eróticos. A publicação é independente e pode ser encontrada online

Capa do zine Melindrosa, de Aline Lemos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
"Melindrosa"

Zine independente de Aline Lemos, que trata de amor e união entre mulheres, com muito erotismo. Esse é seu único trabalho totalmente erótico, trazendo sexo como tema central. Mas a maioria de suas histórias aborda o assunto de alguma maneira. O zine está à venda em seu site

Magra de Ruim - Reprodução/Facebook  - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook
"Magra de Ruim"

"Magra de Ruim" (Lote 42) é o nome artístico e título dos livros da quadrinista cearense Sirlanney. Além das publicações impressas, em sua página no Facebook e seu site, ela publica tirinhas sobre diversos assuntos ligados ao ser mulher e, não raramente, sexo aparece. 

Giovaníssima, HQ erótica da italiana Giovanna Casotto - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
"Giovaníssima"

Da italiana Giovana Casotto, o livro publicado pela Veneta é repleto de histórias ousadas comandadas por mulheres que vivem e exploram seus desejos. Um dos maiores nomes da área, Giovanna é conhecida pelo desenho ultrarrealista, inspirado nas formas de seu próprio corpo e de outras mulheres com que ela se relaciona. 

Lost Girls - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
"Lost Girls"

A graphic novel em dois episódios conta as aventuras eróticas de personagens fictícias como "Alice, de Alice no País das Maravilhas" e Dorothy, de O "Mágico de Oz". Melinda Gebbie, autora do livro, junto com o Papa dos quadrinhos Alan Moore, é uma das pioneiras das HQs eróticas. Publicados pela Devir, os livros já estão esgotados e podem ser encontrados em sebos. 

Afrodite - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
"Afrodite: Quadrinhos Eróticos"

Em plena ditadura brasileira, o casal Alice Ruiz e Paulo Leminski enfrentou a censura, roteirizando histórias cheias de erotismo - e escandalosas para a época. Diversos artistas foram responsáveis pelas ilustrações das HQs que fizeram enorme sucesso até terminarem censuradas. Agora, todas elas estão reunidas em um livro só, publicado pela Veneta