Topo

Por que a Rainha Elizabeth II comemora aniversário duas vezes ao ano?

Rainha Elizabeth - Getty Images
Rainha Elizabeth Imagem: Getty Images

Da Universa

21/04/2018 15h46

O porquê de a rainha Elizabeth II comemorar dois aniversários ao ano pode ser respondido de maneira rápida: o clima.

A rainha do Reino Unido completa 92 neste sábado (21). Apesar disso, ela também comemora seu aniversário “oficial” no dia 10 de junho. Nem sempre as comemorações batem a data com o dia real do nascimento do rei ou da rainha.

Veja também

O culpado pelos dois aniversários de Elizabeth II é o frio.

Em abril, é primavera na Inglaterra e as temperaturas costumam variar entre 6 a 20 graus Celsius. Tradicionalmente, quando o monarca nasce no outono, inverno ou primavera, a celebração oficial é deslocada para o próximo verão. Assim, aumentam-se as chances de tempo bom. A tradição foi iniciada há mais de 250 anos, com o rei George 2º em 1748.

Neste sábado (21), a temperatura máxima é de 23ºC em Londres, até mais alta do que o de costume. Tradicionalmente, a celebração de abril costuma ser mais privada, mas não menos luxuosa. Para hoje estão confirmadas as apresentações de artistas como Kylie Minogue, Sting (The Police) Shawn Mendes e uma orquestra de música clássica no Royal Albert Hall, em Londres. As armas britânicas também fizeram disparos de canhão nesta manhã.

Já para junho, é celebrado o aniversário “oficial” de Elizabeth II com um desfile aberto e participação de mais de mil oficiais, soldados, cavalaria e músicos. Na ocasião, a rainha cumprimenta britânicos e turistas. Com a ajuda de um dia mais ensolarado, fica mais fácil para que o público saia às ruas para prestigiar a tradicional parada.

Além do aniversário de nascimento, a festa da Rainha terá hoje uma dose extra de boas-vindas. O bebê real de Kate Middleton e Príncipe William tem previsão de vir ao mundo nesta segunda (23).