Topo

Espinhas na idade adulta: entenda as causas da acne e aprenda a tratá-la

Acne adulta afeta 56% da população; veja como combater as espinhas   - Getty Images
Acne adulta afeta 56% da população; veja como combater as espinhas Imagem: Getty Images

Geiza Martins

Colaboração para Universa

20/04/2018 04h00

Quem tem acne na vida adulta sabe, é só experimentar um filtro solar diferente para eclodirem várias espinhas. E não é só no rosto: elas tendem a invadir as costas e o pescoço. Infelizmente, o número de pessoas que tem esse problema é grande. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 56% dos brasileiros são afetados pela acne na fase adulta. Entre eles, estão mulheres de 20 e 40 anos. 

Até quem não sofreu com o problema na adolescência tem chances de enfrentá-lo anos mais tarde. Mas por que será que as espinhas insistem em aparecer?

Causa e consequência

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a acne da adolescência é diferente da adulta. Dá para perceber até pela forma como surge, mais gradual, diferente da fase da adolescência que aparece do nada. As causas são as mais variadas. Podem ser desde genética, hormônios em desequilíbrio (causado por ovários policísticos), até alimentação e maquiagem.

"O tabagismo é outro fator desencadeante, assim como obesidade e o uso de suplementos e hormônios para o ganho de massa muscular, como whey protein, por exemplo", explica Valéria Marcondes, dermatologista da Clínica Valéria Marcondes e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Grande vilão dos nossos tempos, o estresse também pode ajudar a piorar o quadro devido ao aumento do cortisol, o hormônio do estresse, no organismo. Na prática, isso representa uma pele mais espessa e propensa a espinhas.

Pensa que acabou por aí? Tem mais. A acne na vida adulta ainda pode ser culpa de uma dieta rica em alimentos com alta carga glicêmica e também da resistência à insulina (que ocorre quando a insulina que circula no sangue não tem sua atividade plena e pode causar obesidade e diabetes).

Rosto, pescoço e costas

Os locais mais comuns para acnes em mulheres são rosto e pescoço. As costas também podem ser um drama para muitos. Como existem glândulas sebáceas --responsáveis por secretar uma substância oleosa para impermeabilizar a pele-- em atividade nas costas, facilmente pode haver acne. Os mais afetados são aqueles que usam suplementos nutricionais e hormônios para ganhar massa muscular.

Segundo a dermatologista, outros motivos também podem causar espinhas. Alguns deles são banho muito quente e restos de condicionador, máscaras e cremes para pentear. "Se não enxaguado corretamente no banho, esses resíduos de cosméticos aplicados obstruem os poros e propiciam o aparecimento de inflamações e proliferação bacteriana", comenta.

Pequenos cuidados que valem uma pele linda!

Para tratar a acne e evitar também, as recomendações incluem estratégias para não estimular as glândulas sebáceas a trabalharem mais do que o normal. A dermatologista indica que você mude alguns hábitos. Valéria aconselha a manter uma alimentação balanceada com baixo índice glicêmico (leite deve ser evitado) e a evitar bebidas alcoólicas e fumo --sim, cigarros provocam a inflamação de cravos que bloqueiam os poros da pele e causam acne.

Os banhos precisam ser mais frios --no rosto, só vale água fria. Além disso, você deve fazer esfoliações semanais e limpeza de pele mensal. Inclusive, as clínicas de estética oferecem alguns procedimentos que ajudam a combater, como lasers com ação anti-inflamatória, luz intensa pulsada, LEDS azuis e peelings.

Você deve tomar cuidado com seu nécessaire, afinal, maquiagens gordurosas nem pensar! Aliás, todo e qualquer cosmético que usar deve ser oil free. Ainda assim, para comprar sabonetes específicos ou tônicos, é melhor fazer com indicação dermatológica. O mesmo vale para reguladores de oleosidade, secativos e ácidos, ok?

Cuide das costas

Que tal dar às suas costas a mesma atenção que você dá ao seu rosto? Se quiser reduzir a acne nessa área, você deve:

1. Só usar roupas soltas e confeccionadas com tecidos leves. Não use nada que abafe a área afetada, pois estimula as glândulas sebáceas.

2. Na hora do creme de pentear, uma toalha pode impedir o contato de produto com a pele.

3. Antes das 10h e depois das 16h, os raios solares têm ação anti-inflamatória. Portanto, todo dia, tente tomar sol nas costas por cinco minutos.

E os roacutans da vida?

Sim, há medicamentos orais que encurtam o tratamento. "Vão desde anticoncepcionais antiandrogênicos (no caso de mulheres com acne de mulher adulta), até antibióticos orais e retinoides orais, como por exemplo, a isotretinoína", explica Valéria.

Isotretinoína é o fármaco utilizado pela medicina no tratamento da acne severa ou da rosácea, é também o famoso Roacutan. A medicação tem efeitos colaterais desconfortáveis como pele extremamente seca e dores pelo corpo. Durante o tratamento, o paciente não pode consumir bebidas alcoólicas. Isso significa meses e meses sem beber. Por isso, é melhor optar por tratamentos menos evasivo antes dos orais.