Topo

Farm é alvo de polêmica ao ser acusada de plágio por designer britânica

A criação de Katie Jones (à esq.) e a peça da Farm (à direita) - Reprodução/Instagram
A criação de Katie Jones (à esq.) e a peça da Farm (à direita) Imagem: Reprodução/Instagram

da Universa, em São Paulo

19/04/2018 15h53

A marca carioca Farm foi acusada de plágio pela designer Katie Jones, reconhecida na terra da rainha por seus tricôs ultracoloridos.

Em um post em seu Instagram, a britânica mostrou sua criação lado a lado com a peça brasileira: 

"Olha, mãe, finalmente sou famosa. Fui copiada! Em uma passeada pelo Pinterest no fim da noite, encontrei isso. Quem vestiu melhor?", diz ela, que continua se dirigindo à marca nacional. "Farm, vocês não são descolados o suficiente para usar a máscara de rosto também?"

Veja também

"Faça sua própria moda, é o que eu acredito. Mas há uma enorme diferença em escolher dividir seu trabalho quando você trabalha em seis empregos sem parar para conseguir pagar o aluguel e uma enorme empresa lucrar com a sua criação!"

"Sejam como qualquer outra marca e roubem alguma padronagem da década de 70, mas se apoderar do trabalho de uma estudante — que era o que [o tricô] era naquela época — não é legal! A peça à esquerda foi feita no meu primeiro primeiro ano do mestrado em moda da Central Saint Martins em 2012 e foi mostrado quando eu me formei como parte da minha primeira coleção pós-universidade", explicou.

Desde sua postagem, na terça, 17, o post já reuniu mais de 2,3 mil likes e quase 400 comentários — a maioria deles com críticas à marca brasileira.

Internautas fizeram críticas à marca brasileira nas redes - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Internautas fizeram críticas à marca brasileira nas redes
Imagem: Reprodução/Instagram

Em comunicado à Universa, a Farm afirma que lamenta o episódio ocorrido com Katie Jones.

"Em 20 anos de marca, tivemos pouquíssimos casos de cópia. Este é um assunto que temos tratado com muita seriedade, reforçando que a cultura da marca é de criatividade e originalidade. A peça, de fato, fez parte da coleção de verão lançada em julho de 2015 e não consta mais como disponível em nossos estoques. Foram produzidos 224 itens e garantimos que a designer será integralmente ressarcida pela venda de 100% destes itens", se compromete.