Topo

Cannes 2018: Só 3 mulheres concorrem à Palma de Ouro, o principal prêmio

A diretora francesa Eva Husson, uma das indicadas à Palma de Ouro em 2018 - Getty Images
A diretora francesa Eva Husson, uma das indicadas à Palma de Ouro em 2018 Imagem: Getty Images

da Universa, em São Paulo

13/04/2018 11h37

Dos 18 filmes indicados à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cinema de Cannes em 2018, apenas 3 são dirigidos por mulheres. O anúncio foi feito pela própria organização do evento nesta quinta, 12.

Entre as mulheres na corrida pela estatueta estão a libanesa Nadine Labaki, de "Capernaum", filme sobre a vida de migrantes em Beirute, a italiana Alice Rohrwacher, de "Lazzaro Felice", que conta a história de um viajante no tempo, e a francesa Eva Husson, de "Girls of the Sun", que narra os desafios de um grupo de mulheres curdas que tentam recuperar sua vila.

Veja também

Questionado pela imprensa internacional presente na divulgação sobre a baixa representatividade feminina na seleção oficial, o diretor criativo do festival, Thierry Frémaux, respondeu: 'Não há diretoras mulheres o suficiente, mas não temos tempo para falar sobre isso aqui".

No entanto, a mostra paralela do próprio evento, "Um Certo Olhar", sugere o contrário: dos 13 filmes escolhidos, 7 foram dirigidos por mulheres.

Thierry Frémaux, diretor artístico do Festival de Cannes - Getty Images - Getty Images
Thierry Frémaux, diretor artístico do Festival de Cannes
Imagem: Getty Images

Thierry ainda afirmou que "deve-se fazer uma diferenciação entre as diretoras femininas e [a iniciativa] Time's Up"

"Uma cota [de mulheres indicadas] não é uma preocupação para a seleção artística do festival. Filmes são escolhidos por sua qualidade, nunca haverá uma seleção feita com base em uma discriminação positiva [em relação às diretoras]", disse.

Ele apontou, no entanto, que o júri deste ano, presidido por Cate Blanchett, está mais equilibrado em relação aos gêneros. E fez questão de tocar no caso dos assédios e abusos cometidos pelo produtor Harvey Weinstein ao dizer que a indústria passou por um "terremoto" e que a própria organização do festival está discutindo as próprias práticas.

Nos 71 anos de história do Festival de Cinema de Cannes, apenas uma mulher levou a Palma de Ouro: a neozelandesa Jane Champion, por "O Piano", em 1993. "Como todo mundo, nos deploramos com o fato de que apenas uma mulher já venceu", concluiu.

O elenco de "O Estranho que Nós Amamos", da diretora Sofia Coppola: um dos poucos com maioria feminina na edição 2017 do festival - Getty Images - Getty Images
O elenco de "O Estranho que Nós Amamos", da diretora Sofia Coppola: um dos poucos com maioria feminina na edição 2017 do festival
Imagem: Getty Images