Topo

Mansplaining, shippar, stealthing: entenda os novos termos comportamentais

Termos comportamentais modernos - SonerCdem/iStock
Termos comportamentais modernos Imagem: SonerCdem/iStock

Da Universa

12/04/2018 04h00

Quando você pisca na internet, discussões se expandem, ganham força e, com elas, surgem novos termos. Falar de relacionamento em tempos de redes sociais não é a mesma coisa que conversar sobre "paquera" e "namoricos" há 20 anos. No entanto, até comportamentos que já estamos cansados de ver ganharam novos nomes.

A discussão sobre feminismo caracterizou uma série de atitudes machistas - como interromper uma mulher enquanto ela estiver falando ou se pronunciando sobre um assunto específico. Muitas dessas atitudes são, direta ou indiretamente, associadas ao posicionamento das pessoas por trás da tela de um celular ou de um computador.

Universa te ajuda a entender o significado desses termos que não saem da sua linha do tempo.

Mansplaining

Mansplaining é quando um homem insiste em explicar algo óbvio a uma mulher, normalmente de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender. Implicitamente, a intenção do mansplaining é desmerecer a inteligência e subestimar a capacidade das minas.

Manterrupting

Muitas vezes associado ao mansplaining, o manterrupting é uma expressão utilizada quando um homem interrompe uma mulher tentando mostrar que seu raciocínio é equivocado. O comportamento é muito comum em momentos de debate que envolvem homens e mulheres, como em debates eleitorais, reuniões de trabalho e até mesmo em conversas com amigos.

Manspreading

Termo que descreve homens que se espalham transporte público, deixando as pernas abertas no assento, fazendo com que a pessoa ao lado fique desconfortável.

Bropriating

O termo vem da junção das palavras brother (irmão em inglês) e appropriating (apropriação). Ele é usado quando um homem se apropria da ideia de uma mulher e é valorizado por isso. Em uma sociedade machista, muitas vezes, ideias são desconsideradas simplesmente por terem sido sugeridas por mulheres. É aí que entra o bropriating e a ideia, até então ruim, se torna um sucesso.

Sororidade

Sororidade é um termo utilizado para descrever a união das mulheres e o fim da rivalidade. O conceito de sororidade prevê a irmandade entre elas, o companheirismo e o apoio total.

Micromachismo

Esse termo caracteriza pequenas atitudes machistas que muitas pessoas têm no dia a dia e nem sequer percebem, principalmente quando se trata de comportamentos culturalmente enraizados. Um exemplo é quando o garçom entrega a cerveja ou o café diretamente para o homem em um restaurante, assim como a conta a ser paga. Perguntar a uma mulher se o marido "ajuda em casa" é outro exemplo.

Body-shaming

Body-shaming, em tradução livre, significa vergonha do corpo. A expressão é utilizada para descrever o ato de discriminar corpos de mulheres; criar um julgamento sobre a vida de uma mulher por ela ser gorda ou magra demais.

Gaslighting

O gaslighting é um tipo de abuso psicológico cujo intuito é manipular uma pessoa. O abusador distorce informações e cria situações, fazendo com que a vítima acredite que foi responsável pelos fatos e, muitas vezes, que duvide da própria memória.

Ghosting

O fenômeno ghosting se tornou mais frequente com as redes sociais. Ele acontece quando duas pessoas se relacionam e, sem mais nem menos, uma delas desaparece sem dar notícias. Como, hoje, a maior parte das conversas acontecem virtualmente, ficou mais fácil cair fora sem dar explicação.

Benching

Também conhecido como deixar em 'stand by' ou o famoso 'cozinhar alguém', o benching é o ato de não dispensar uma pessoa nem se envolver com ela, mas deixa-la ali, esperando, até que em algum momento ela pareça uma opção interessante.

Trumping

Sabe aquela pessoa que está apaixonada por você, mas você não consegue corresponder? Isso é o trumping. Você não sente o mesmo que a pessoa e não corresponde da forma como ela gostaria. A pessoa, frustrada, fica com raiva e acaba reagindo a isso agressivamente.

Slut-shaming

Slut-shaming significa julgar comportamentos de mulheres cujas atitudes fujam do padrão designado às "moças de família". Xingar uma garota pelo número de homens com quem já transou, pela roupa que usa, por falar palavrão e por ser livre.

Misoginia

Termo que designa o ódio pelas mulheres.

Misandria

Termo que designa o ódio pelos homens.

Haunting

O termo é usado para identificar aquela pessoa que tinha desaparecido da sua vida e, sem mais nem menos, reaparece como se nada tivesse acontecido. Normalmente, no haunting, não há contato direto - a pessoa assombra curtindo fotos, acompanhando os stories do Instagram, os snaps do Snapchat, reagindo às publicações do Facebook... Comendo pelas beiradas.

Esquerdomacho

Todo mundo tem aquele amigo nas redes sociais que adora se envolver nas causas feministas. Julga atitudes machistas, valoriza que a mulher se ame apesar de padrões, tem um discurso lindo até descobrir o intuito por trás dele: conquistar mulheres. Esse cara, ao mesmo tempo, ri das piadas machistas dos amigos, tira barato do colega que fica com uma mulher fora do padrão - e, claro, não se envolve de jeito nenhum com alguma delas.

Empoderamento Feminino

A palavra empoderamento significa dar poder a alguém. No caso do feminino, às mulheres, que lutam pelo fim da dominação dos homens sobre elas. Uma mulher empoderada tem autonomia, assume o controle do próprio corpo, das suas escolhas e da sua liberdade.

Stealthing

O termo descreve o ato de um homem que tira a camisinha no meio do sexo sem o consentimento da parceira. Além de colocá-la em risco, a ação pode resultar em uma gravidez indesejada. Atualmente, o stealthing é considerado crime e pode resultar em pena de dois a seis anos de prisão.

Cuffing Season

Sabe quando o frio chega e dá aquela vontade de namorar? Pois é, tem gente que realmente espera o inverno chegar para oficializar o compromisso com aquele peguete. Afinal, ficar grudadinho dentro de casa é bem mais gostoso do que sair pra balada, né? Essa é a cuffing season.

The Lemming

Lemingue é um roedor conhecido pela sua solidão. Ele só se envolve com outros da espécie para se reproduzir, depois continua vivendo sozinho. O termo foi relacionado a alguém que está em um relacionamento, mas que está disposto a descartar o parceiro caso outra pessoa, em quem ela realmente está interessada, ficar solteira.

Crush

Com as redes sociais, o bofe passou a se chamar crush. Crush é o garoto ou a garota por quem você está apaixonado ou simplesmente está a fim; aquela paquera de anos ou até mesmo um famoso desconhecido por quem você se interessa. Todos são seus crushes.

Shippar

Shippar é um termo utilizado para dizer que você aprova a relação de um casal. Então, se seu melhor amigo e sua melhor amiga ficarem juntos - e você ficar feliz com isso - você pode dizer que shippa esse casal.

Gatilho

Termo usado para descrever uma situação que te remeta a um trauma.